Geral

Laudos apontam causas de descarrilamentos de trens em Içara e Siderópolis

Foto: Canal Içara

Foto: Canal Içara

Laudos divulgados nesta quarta-feira (10) apontam as causas de dois descarrilamentos de trens em Santa Catarina no início de agosto. Os casos aconteceram com dois dias de diferença na região Sul do estado.

No dia 4 de agosto, uma composição ferroviária de 54 vagões se acidentou em Içara. Desses, 11 descarrilaram, quatro semitombaram e um tombou. O trem saiu de Criciúma e ia em direção à Tubarão. Ninguém ficou ferido e não houve impacto ambiental com a carga tombada.

Conforme reportagem do site G1 SC, em nota, a assessoria da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) afirmou que a causa provável foi o fraturamento na solda do trilho, em decorrência da grande variação de temperatura, em um curto espaço de tempo. No dia 3 de agosto fez 32ºC, e a temperatura caiu para 10ºC no dia seguinte.

Já no dia 6 de agosto dois vagões de uma composição da FTC descarrilaram no bairro Rio Fiorita, em Siderópolis. O acidente chegou a bloquear a SC-447, mas não deixou feridos. Segundo a Comissão de Sindicância, a causa provável foi o soterramento da linha na Passagem em Nível (PN), próximo à caixa de embarque.