O Pensar Político – Conexão Capital

Lauro Müller, 59 anos de emancipação política

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O município de Lauro Müller comemora seus 59 anos de emancipação política. Berço histórico do carvão, encravado nas costas da Serra do Rio do Rastro, e tendo como patrono o ministro Lauro Severiano Müller, o município do Sul do Estado viveu tempos de glórias no auge da extração do carvão mineral, e tempos difíceis com as das enchentes que destruíram o município por duas vezes, sem falar, da crise energética nos anos 70-80 que levou muitos a deixarem o município migrando para outras cidades como Joinville, Jaraguá do Sul, Tubarão, Braço do Norte, entre outras.

Com a exploração do carvão em Lauro Müller, poucos enriqueceram, e muitos foram explorados. A remeça do lucro da extração do “ouro negro” foi mandado para fora do município e a economia não foi diversificada, logo, configurou-se um modelo econômico-colonial extrativista e não desenvolvimentista.

A conta deixada pelos imperiais do carvão no passado foi alta: as águas do Rio Tubarão, nascentes poluídas, tanques de decantação com “pirita” espalhados pelo interior, doenças provenientes da mineração, e um povo com as mãos marcadas pelo cabo da picareta e a tosse com secreção dos pulmões cansados. O romance intitulado Guatá, do escritor lauromilense, Flavio Cardozo, publicado pela editora Record, descreve com propriedade a então Lauro Müller do passado. Uma literatura que deve estar presente na grade curricular da rede municipal de ensino.

Mas o município também teve seu “glamour”: os grandes bailes de debutantes no Clube Cruz de Malta, os jantares badalados do Lions Clube Lauro Müller, as discotecas de domingo à noite, os encontros na Pizzaria Carvão. Muitos são os fatos que fazem a história de Lauro Müller; a disputa saudável entre os colégios Walter e Visconde, as eleições acirradas entre o antigo PDS (atual PP) e o MDB (atual PMDB). A singularidade de cada prefeito – tema que será tratado no livro o qual estamos escrevendo: 60 anos da política em Lauro Müller. Sem dúvidas, Lauro Müller e sua gente têm muito a comemorar. A diversificação da produção de bens e serviço, o crescimento econômico em tempos de crise, e os índices favoráveis na educação e saúde que revelam o amadurecimento sócio-político em que vive o município de Lauro Müller.

Parabéns ao povo de Minas!  

Litoral, férias, mar

Durante minhas férias circulei entre as praias de Rincão, Laguna e Florianópolis. Presenciamos eventos, conversamos com lideranças, degustamos bons frutos do mar. Entre uma garfada e outra; no cardápio: eleições 2016. A especulação dos nomes vai de A a Z. Alguns já estão decididos e aprovados pelos deputados da região. Falta apenas comunicar aos filiados do partido.

Carnaval

Nos bastidores os blocos já estão se concentrando:

Bloco 1

Em Florianópolis formou-se o bloco PSD-PSB-PR para dar sustento à candidatura do prefeito César Souza Junior (PSD). A união entre as três legenda é fato. PSD e PSB prometem juras de amor um para o outro em todo o estado.

Bloco 2

O desnutrido PP fortalece a parceira com o PSDB no chamado bloco Social-Progressista.

Conexão Capital

*Em um Estado Democrático de Direito, não há espaço para coronelismo e cabresto. Que venha 2016!

** Uma boa dica de leitura para quem gosta de Ciência Política: Os Mandarins da República, de  J. Carlos de Assis.