Geral

Lauro Müller completa 58 anos de emancipação e comemora avanços na economia

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Lauro Müller

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Lauro Müller

Lauro Müller completará 58 anos de emancipação político-administrativa nesta terça-feira, dia 20 de janeiro. Diante da data especial, o Governo do Município preparou uma programação que irá marcar mais um aniversário da cidade, que é conhecida nacionalmente como berço histórico do carvão nacional. No dia do aniversário, às 20 horas, acontece na Igreja Matriz uma missa em ação de graças com a participação da Banda Santa Bárbara e dos corais Menino de Jesus e Anjos Mineiros. A celebração será presidida pelo padre lauromüllense, Antonio Madeira, pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens de Araranguá.

Em seguida, no salão de festas da Igreja, haverá a entrega oficial do livro “Lauro Müller: o Líder Republicano”. A presença de Sérgio Müller, bisneto de Lauro Severino Müller, figura homenageada com o nome do município, está confirmada para a ocasião.

A comemoração contará também com o corte do bolo de aniversário e com o lançamento do mapa turístico da cidade. A tradicional corrida rústica, comum nesta data, foi transferida para o mês de setembro.

Crescimento econômico marca os 58 anos de história

De acordo com o prefeito, Fabrício Kusmin Alves, este ano tem um motivo a mais para comemorar. Em 2013, Lauro Müller teve um acréscimo de 26,66% na economia, quando comparado com 2012. Com isso, o município ficou em segundo lugar na colocação da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC.

“Sentimos muita satisfação em saber que estamos gerando cada vez mais emprego para a população. Além dos esforços desempenhados pela administração municipal para que isso acontecesse, precisamos reconhecer e agradecer também os empresários que lutaram ao longo da história para o desenvolvimento da cidade”, destacou o prefeito.

A origem do município

Há 58 anos, Lauro Müller deixou de ser distrito de Orleans. Em seis de dezembro de 1956, foi promulgada a lei de criação do município. No dia 20 de janeiro do ano seguinte, a instalação foi concretizada. O primeiro prefeito, Flávio Righetto, tomou posse no dia 12.

O nome Lauro Müller foi dado em 25 de setembro de 1905. A escolha trata-se de uma homenagem ao catarinense Dr. Lauro Severiano Müller. Ele foi quatro vezes governador do Estado de Santa Catarina, além de senador, deputado federal, embaixador, ministro da Indústria, Viação, Obras Públicas e Relações Exteriores.

Antes disso, recebeu outros nomes: Bom Retiro, Arraial da Mina e Mina dos Ingleses. Com área de 270,51 quilômetros quadrados, a cidade possui 14.919 habitantes, de acordo com o senso realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010.

A economia está vinculada principalmente à exploração de carvão. A beleza natural é um dos diferenciais de Lauro Müller. A beleza dos cânions da Serra Geral, as cachoeiras, os rios, os vales, as montanhas e o clima das estações, inclusive a neve, são paisagens de rara beleza.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller