Geral

Lauro Müller e Jorge Lacerda: estadistas receberão homenagens da Assembleia

No dia 17 de novembro, a Assembleia Legislativa realiza uma Sessão Especial em comemoração aos 150 anos do nascimento de Lauro Severiano Müller. Outro estadista catarinense que será lembrado após as eleições será Jorge Lacerda, que estaria completando 100 anos de nascimento.

Para planejar os eventos, uma comissão composta pelo Secretário da Educação de Itajaí, professor Edison d'Ávila; pelo Superintendente da Fundação Genésio Miranda Lins, de Itajai, Antonio Carlos Floriano; pelo Diretor do Museu Histórico de Itajaí, Agê Pinheiro, e pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina – IHGSC, Dr. Augusto César Zeferino, se reuniu com o presidente interino da Assembleia, deputado Joares Ponticelli (PP) na quinta-feira, 8.

O deputado Joares Ponticelli explicou que o parlamento catarinense retoma após o período eleitoral as suas atividades culturais e pelo menos dois eventos relevantes para a história catarinense serão comemorados até o final do ano.

Além dos 150 anos de nascimento de Lauro Müller, outro estadista será homenageado. No dia 29 de outubro, está marcada a Sessão Especial em homenagem ao centenário do ex-governador Jorge Lacerda, com o lançamento de um livro e outras atividades.

Segundo o presidente do IHGSC, Augusto César Zeferino, o instituto apoia a realização deste tipo de evento pelo resgate da história catarinense. “O IHGSC estará presente na comemoração destas duas datas importantes para Santa Catarina”, disse Zeferino.

O secretário de Educação de Itajaí, Edison d'Ávila, solicitou o apoio da Alesc para a exposição que está sendo organizada para lembrar a trajetória de Lauro Müller, catarinense que teve destacada participação na implantação da República e com atuação política de decisões históricas. “Lauro Müller foi um dos filhos ilustres de Itajaí”,  disse.

Estadista emprestou seu nome para município do Sul

Até 25 de setembro de 1905 o município de Lauro Müller era conhecido por Minas. Foi a partir desta data que o pequeno município localizado no sopé da Serra do Rio do Rastro, no Sul catarinense, recebeu o nome do estadista Lauro Müller, nome dado pelo engenheiro Álvaro Marcondes dos Reis. Apesar do nome em alemão, o município foi colonizado por italianos no final do século XIX.

Colaboração: Júlio Cancellier

[soliloquy id=”95174″]