Poder Executivo

Lauro Müller mobiliza profissionais contra o jogo suicida Baleia Azul após primeiro registro

Jogo da Baleia Azul

Foto: Divulgação

O jogo virtual, denominado de Baleia Azul, tem gerado preocupação entre jovens, famílias e escolas do município de Lauro Müller. Após o registro de um adolescente que possivelmente tenha iniciado o jogo, o Governo do Município iniciou nesta quinta-feira (20) um trabalho que consiste em orientar e conscientizar toda população, em especial os alunos das escolas municipais e estaduais.

Segundo os profissionais do município que acompanham o caso, o jovem está bem e vem sendo monitorado por profissionais do município. “Pelo que identificamos, o adolescente estaria na fase inicial do jogo”, disse uma das psicólogas responsável pelo caso.

Uma força tarefa foi mobilizada em parceria entre as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social. “Nossos gestores e educadores da rede pública de educação já estão sendo orientados para reforçar ações pedagógicas de conscientização. Na próxima semana já iniciam as orientações com psicólogos e a distribuição do material informativo”, registrou a secretária de Educação Lacirene da Silva Ronchi.

O jogo consiste em realizar “missões” que são passadas aos participantes por meio de mensagens em grupos virtuais no Facebook ou no WhatsApp. Entre as etapas do jogo está fazer desenhos com lâmina no corpo, assistir a filmes de terror de madrugada, subir no alto de um telhado ou edifício e, por fim, tirar a própria vida. No total, são 50 tarefas que integram a corrente que tem atraído adolescentes e jovens. No Brasil, diversos casos de suicídios envolvendo adolescentes vêm sendo investigados pela Polícia.

A secretária de Saúde, Carla Zabotti, informou que os profissionais do Centro de Apoio Psicossocial – CAPS, bem como do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, estão orientados para atender as famílias e pessoas interessadas que queiram orientação. “Nossas unidades de Saúde também vão participar da ação, distribuindo os materiais informativos e conscientizando as pessoas a partir da próxima semana”, destacou Carla.

A recomendação é para que os pais e responsáveis fiquem atentos ao comportamento dos filhos e busquem ajuda profissional sempre que achar necessário. Conforme o secretário de Assistência Social, Ronaldo da Silva, os profissionais do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS também estão participando da campanha e estão orientando as pessoas.

Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Ano letivo inicia com procura intensa pelo Ensino Médio e Técnico em conjunto, na SATC de Orleans

Pais de toda a região buscam na instituição, o diferencial na formação educacional de seus filhos.

Jovem de 23 anos é preso por tráfico de drogas em São Ludgero

Em ação conjunta da Polícia Civil e Militar, foram encontrados ainda 85 comprimidos de ecstasy

Caminhoneiro embriagado colide contra dois carros e foge da polícia em Orleans

Motorista seguiu dirigindo ainda por aproximadamente 3 km, até acatar a ordem de parada da Polícia Militar.

Motorista é flagrado dirigindo embriagado na SC-370, em Braço do Norte

Polícia ordenou parada, mas motorista desrespeitou.