Geral

Licença ambiental segue sem previsão

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

Não foi desta vez que a licença ambiental para a demolição da Ponte Cavalcanti, trecho da BR-101 em Tubarão, no bairro Fábio Silva, foi liberada para que as obras iniciem. A previsão era que o documento fosse entregue nesta sexta-feira, fato que não ocorreu. A alegação de representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), de Brasília, é que ainda faltam documentos para serem entregues.

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina, Vissilar Pretto, confirma que esta licença deve sair até a próxima quinta-feira. “É o prazo que temos. Precisamos iniciar os trabalhos para a sondagem e demolição para construir uma nova estrutura”, informa.

De acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira pela superintendência do Dnit, a ordem de serviço para os trabalhos começa a valer a partir da próxima sexta-feira.

Segundo o jornal Notisul, o prazo para a conclusão da obra é de um ano, após a assinatura da ordem de serviço. São válidos os dias trabalhados, assim, fatores como o clima podem fazer com que a nova ponte fique pronta depois de agosto do próximo ano.

A Ponte Cavalcanti tem gerado preocupação dos integrantes de entidades empresariais, pois deve gerar um problema. Executivos da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) apresentaram o primeiro relatório de acompanhamento da duplicação da BR-101 sul, que aponta a falta de contratos e licitações originais da duplicação. A homologação do vencedor da licitação da obra, o Consórcio EnCi, foi feita no dia 1° de abril deste ano. A publicação do resultado da licitação ocorreu em fevereiro. A obra tem orçamento de aproximadamente R$ 18 milhões.