Geral

Lideranças de Içara discutem possibilidade de instalação da Transgas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dando continuidade ao propósito de ouvir opiniões e manifestações sobre a possibilidade de instalação da Transgas no município, o prefeito e vice de Içara, Murialdo Canto Gastaldon e Sandro Giassi Serafin, reuniram-se nesta sexta-feira com os vereadores e representantes de entidades. Nos encontros, apresentaram a proposta da empresa. Na terça-feira, o assunto foi debatido com ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos da cidade.

O primeiro encontro foi organizado ao meio-dia, com os vereadores, na Segunda Linha. Murialdo e Sandro apresentaram informações sobre a empresa e o interesse dela instalar-se na região. Unânimes, os representantes do Legislativo manifestaram favorável a instalação da Transgas, desde que sejam avaliados todos os aspectos, com destaque para os ambientais.

“Toda a região ganha com a instalação da empresa, não somente Içara. Mas temos que estudar cuidadosamente”, disse o vereador André Mazzuchello, Polaquinho. “Temos o carvão – nossa riqueza – mas que ele seja aproveitado de maneira adequada, sem prejudicar a cidade”, emendou Osmar Manoel dos Santos, Marzinho do Pereira.

No final da tarde, Murialdo e Sandro reuniram-se com as entidades e repassaram novamente a intenção da empresa. O diretor do Hospital São Donato, Júlio De Lucca, foi um dos que emitiu sua opinião. “A vinda da Transgas vai ser uma Içara antes e outra depois. Mudará nossas vidas. Por isso a sua instalação deve ser bem analisada, bem estudada”. “Deve ser avaliado até onde este investimento nos (população) deixa “saudável””, questionou o presidente do CDL, Paulo Brígido.

A proposta de Murialdo e Sandro é debater o assunto com todos os segmentos da sociedade. A próxima reunião será com a direção do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga.

Colaboração: Francis Leny