Geral

Linha congestionada… Tubarão é campeão em trotes

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

O som emitido pela sirene do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) significa que é necessário abrir espaço para o veículo passar. Este alerta já é conhecido pela população de Tubarão e de vários municípios da região, que possui este serviço de emergência.

“Um reconhecimento sonoro que poderia ser equiparado com as inúmeras ligações sem necessidade”, lamenta o coordenador médico do Samu avançado, Vanderlei Damian.

“Em Criciúma, onde o número de habitantes é o dobra da Cidade Azul, a quantidade de trotes é menor. O trote prejudica quem realmente precisa e atrapalha os profissionais, ao dar orientação pelo telefone e no tempo de resposta, que pode significar uma vida”, conta preocupado Vanderlei.

Para o médico, muitos acionam o serviço pelo telefone 192, sem antes procurar ajuda local, sem ter noção da verdadeira função do nosso serviço prestado. “Já nos chamaram até por causa de unha encravada”, lembra Vanderlei.

Conforme o coordenador médico, em Tubarão as chamadas são mais para atendimentos traumáticos, muitos ocorridos em função de a BR-101 cortar o município, com inúmeros registros de acidentes com motocicletas e casos clínicos, como infartos. Na alta temporada aumenta o número de casos com a chegada dos turistas à região.

O Samu foi implantado no Brasil em 2003, como parte da política nacional de atenção a urgências, com a finalidade de reduzir o número dos óbitos, o tempo de internação em hospitais e às sequelas decorrentes da ausência de socorro imediato.

Depois de várias mudanças e até manifestações populares realizadas a favor de um local específico para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Tubarão, foi inaugurada, nesta sexta-feira, a base definitiva para a unidade.

Conforme o Jornal Notisul, a edificação está localizada na rua São José, em frente à Praça Osvaldo Pinto da Veiga, anexo ao posto do Centro de Atenção Psicossocial (Capes 2). As instalações abrigam a unidade de suporte avançado, com seis enfermeiros, sete motoristas socorristas e dez médicos, divididos em plantão. A base e formada por alojamento masculino e feminino, cozinha, garagem, espaço para limpeza de materiais e do veículo e almoxarifado.

Número para salvar vidas!

Para acionar o Samu, basta ligar para o número 192, onde um médico está de plantão 24 horas e irá verificar o caráter da ligação. Trabalham na equipe médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que realizam o atendimento às ocorrências de natureza traumáticas, clínicas, pediátricas, cirúrgicas, gineco-obstétricas e de saúde mental.