Geral

Lions Clube de Cocal do Sul realiza 100 atendimentos oftalmológicos

No intuito de colaborar com a sociedade e levar um pouco mais de conforto às pessoas carentes que necessitam de atendimento oftalmológico, o Lions Clube de Cocal do Sul colocou à disposição da comunidade neste sábado (04), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Unidade Móvel do Hospital de Olhos do Lions de Santa Catarina. Quatro médicos oftalmologistas prestaram o serviço oftalmológico completo que possibilita diagnosticar e orientar o paciente quanto a sua patologia ocular. Os exames foram realizados no Centro de Pastoral da Igreja Matriz e, preferencialmente, foram atendidas pessoas que possuem baixa renda, socialmente vulneráveis ou de difícil acesso ao atendimento oftalmológico que não têm condições (sejam elas físicas ou econômicas) de se deslocarem até um local de atendimento médico especializado.A ação foi acompanhada pelo prefeito, Ademir Magagnin e pela  primeira-dama, Fátima Da Jori Magagnin, também leoninos no município.

Cem pessoas entre crianças e adultos foram diagnosticadas e serão ainda beneficiadas com lentes e armações. Segundo a presidente do Lions, Beta Carrer há dois anos a entidade vem lutando para trazer o atendimento oftalmológico ao município. “Sabemos que a consulta especializada em oftalmologia é muito difícil. A demanda é grande de pacientes e, na maioria das vezes, o município não tem condições de suprir e a espera é bastante demorada. O Lions de Cocal está muito feliz em realizar mais uma ação em benefício à comunidade. Apenas as cidades que possuem o Lions são priorizadas. Depois da consulta e verificada a necessidade do uso de óculos, as pessoas puderam escolher sua armação doada pela Receita Federal e a lente ofertada pela Varilux”, ressalta.

A iniciativa também irá ajudar o município a diminuir a fila de espera. “Nós tínhamos muita gente aguardando por uma consulta. “Agradeço ao Lions por mais esta ação que irá contribuir para uma melhor qualidade de vida da pessoas. Sempre seremos parceiros em projetos que venham de encontro aos interesses da comunidade. Essas pessoas necessitavam de fato de uma avaliação médica e terão ainda a oportunidade de ganhar os óculos”, destacou o prefeito.

A professora Adriana Conceição D. Ghisi saiu satisfeita ao poder consultar as suas duas filhas. “O atendimento foi completo, com qualidade e precisão e elas irão receber os óculos”, ressalta. Para a mãe Marilisi Quevedo Carvalheiro essa é a primeira vez que a filha passou por um teste de visão. “Essa é uma oportunidade que a gente proporciona aos nossos filhos. É uma ajuda muito importante pra gente, principalmente porque inclui a doação dos óculos que iremos receber em breve", destaca. 

Conheça o Projeto do Hospital de Olhos do Lions Clube

Futuramento, o Lions Clube irá colocar à disposição da população regional, o Hospital de Olhos de Santa Catarina, ora em construção, vinculado ao Instituto Lions do Distrito L-D9. Ele destina-se a atender na área oftalmológica, primordialmente, a pessoas carentes, encaminhadas pelas Secretarias da Saúde, em parceria com os Lions Clubes. Hoje, o Lions realiza a construção do Hospital de Olhos que será referência em Santa Catarina. Uma área de 2.467,75 m², situada em um terreno com mais de 5.000 m², recebido do Município de Palhoça em concessão de uso por comodato. Uma região privilegiada  da cidade, próximo à Prefeitura Municipal, Fórum, Shopping, Supermercado. O custo estimado da obra é de 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais), recurso que já está sendo captado mediante campanhas realizadas pelos associados dos Clubes, doações particulares e empresariais, campanha de doações na conta de luz (convênio Celesc), subvenções públicas, “troco amigo”(supermercados), bazar da Receita Federal e outras formas de captações que vierem a ser convencionadas.

[soliloquy id=”26452″]