Geral

Livro Memórias do São Pedro conta história de famílias que viveram na comunidade

Famílias foram realocadas para a construção da Barragem do Rio São Bento

Foto: Cris Freitas

Foto: Cris Freitas

A CASAN lancou o livro “Memórias de São Pedro” que resgata a história das famílias que viveram na comunidade antes da construção da nossa Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis. O ato aconteceu na tarde dessa quinta-feira, no auditório Barragem.  A obra traz em seu contexto textos, fotos que apresentam a história de vida das famílias que moravam no local e foram realocadas para a construção do principal reservatório de água da região Sul de Santa Catarina.  

“O material é fruto de um dos programas Ambientais da Barragem, o sub-programa de Educação Ambiental.  O objetivo é valorizar o patrimônio socioambiental existente na área onde foi construída a barragem para abastecimento de água de municípios da região carbonífera”, informa a gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Patrice Juliana Barzan.   

O prefeito Helio Cesa, Alemão destaca que o livro vai eternizar toda a história, é um material rico que reúne fotos, depoimentos para enaltecer a origem destas famílias que passaram importantes momentos de suas vidas ali na comunidade.  “É um dia histórico, que esta obra seja apenas o ponta pé inicial e que a Barragem se torne um instrumento de integração com as pessoas e que elas tenham acesso a este importante produto de desenvolvimento turístico da região”, comentou o prefeito de Siderópolis.

Resguardando lembranças

A obra Memórias de São Pedro resultou de levantamento histórico realizado no período de fevereiro a julho de 2011, quando foram entrevistadas as pessoas de mais idade entre as 22 famílias da região, algumas atingidas diretamente e outras indiretamente pela construção da barragem. As entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo, também foram escaneadas fotos e fotografados objetos considerados relevantes para a comunidade.   

“A intenção é ao folhear esse documento muitas pessoas possam ter boas lembranças e outras possam conhecer importantes momentos vividos pelas famílias, destacam os organizadores da publicação.  

A barragem

Localizada na Vila São Pedro, município de Siderópolis, a barragem recebeu investimento de R$ 60 milhões, viabilizado por meio do Ministério da Integração Nacional, com contrapartida do Governo do Estado, através da CASAN.  Principal manancial de captação de Sistema Integrado de Abastecimento de Criciúma, benéfica 730 mil habitantes das cidades de Siderópolis, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Maracajá e Nova Veneza.