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Logística viária ainda é reivindicada para Região Sul

Foto: Ketully Beltrame/Arquivo Sul in Foco

Foto: Ketully Beltrame/Arquivo Sul in Foco

Há 15 anos, a região tinha a BR-101 em pista simples e a SC-438 (recentemente rebatizada de SC-370). O restante dos acessos para escoar as produções industrial e agrícola e para fomentar o turismo eram praticamente abertos no facão.

Tudo bem que existe um pouco de exagero na parte do facão, mas é verdade que eram estradas ruins e que afugentavam investidores e turistas. Ainda não está tudo como a região merece, mas é fato que houve melhorias.

Um exemplo é a SC-100, cujos dois trechos na região integram um projeto muito antigo do governo do estado: a efetivação da chamada rodovia Interpraias, que visa interligar o litoral sul catarinense por uma rodovia turística, entre Laguna e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul.

O projeto foi dividido em cinco lotes. O primeiro a ficar pronto foi o trecho 4: a estrada do Camacho, em Jaguaruna, com inauguração em outubro de 2009. O segundo foi a parte referente a Laguna (trecho 5), em abril de 2014. Os três primeiros lotes não têm previsão de quando serão feitos.

Ainda com apelo turístico, há a Rodovia Serramar, entre Orleans e Pedras Grandes. A obra sofreu várias paralisações ao longo de três anos. A ordem de serviço foi assinada em setembro de 2011 e os trabalhos começaram efetivamente em janeiro de 2012. Desde então, é esperada a finalização.

Ainda resta um trecho de estrada de chão batido para ser pavimentado. Paralelamente, é trabalhado um projeto para conter barreiras que deslizam ao longo da estrada em períodos de intensas chuvas.

Acesso ao Farol

Desde setembro de 2013, a comunidade do Farol de Santa Marta, um dos maiores pontos turísticos de Laguna e região, aguarda a pavimentação, inicialmente com paralelepípedos, do trecho de 2,2 quilômetros entre a estrada principal e a localidade. A empresa A. Mendes venceu a licitação em 2010, com a proposta de R$ 2.770.115,66. Não existe nenhuma sinalização se a obra será retomada ainda este ano.

Anel viário no Vale

O projeto para a alteração do acesso a Braço do Norte e outros importantes municípios da região, com a construção de uma anel viário, está pronto desde 2005. Hoje, todo o trânsito pesado que circula pela SC-370 com destino ao Vale obrigatoriamente precisa passar pelo centro do município. Ainda não existe nenhum planejamento em relação a esta obra.

Estrada de Albertina

Esta é a obra mais antiga em execução na região. Iniciou em novembro de 2010 e a expectativa era de que ficasse pronta até outubro de 2011. A cada ano, um novo prazo é anunciado e vai por água abaixo. O projeto contempla a pavimentação de 7,7 quilômetros, entre São Martinho e a comunidade de São Luís, em Imaruí, com investimento, à época, de R$ 8 milhões. Recursos exclusivamente do estado. A última informação que se tem é que foram pavimentados 6,5 quilômetros da estrada. Os outros 1,2 quilômetros seguem em obras.

Com informações do Jornal Notisul