Economia

Lojistas fazem avaliação de vendas do Natal

Enquanto alguns analisaram de forma positiva, outros disseram que as vendas foram até 20% inferior a 2013

Foto: Cyntia Amorim/Engeplus

Foto: Cyntia Amorim/Engeplus

Os lojistas de Criciúma trabalharam de forma intensa no último dia do comércio aberto, antes do Natal. Porém, para o empresário de uma loja de roupas, Gilberto Benedet, este ano as vendas foram entre 15 a 20% inferior ao ano passado.

“Nos últimos três dias do comércio aberto aumentamos 40% das vendas em relação às outras semanas de horário estendido. Porém, de forma geral, vendemos bem menos este ano”, avaliou.

O horário especial é visto pelo comerciante, em partes, de forma negativa. “Acredito que perde a expectativa de compra e esgota o profissional do comércio. Não abrimos dois domingos que foi solicitado e isso não prejudicou nas vendas”, ressaltou.

Por outro lado, outra loja da mesma categoria diz que o aumento foi de 20 a 25% a mais que em 2013. “O horário estendido foi a chave desse sucesso. Superou nossa expectativa. Não paramos um minuto”, disse a gerente Lucimara Benedet.

Já em uma loja de eletrônicos e eletrodomésticos houve o meio termo. Na última semana as vendas aumentaram 30%, mas nos últimos três dias não houve muitos clientes. Em relação ao ano passado, houve uma estabilidade. “Vendemos muito bem este ano. Estamos satisfeitos. A procura maior era pelos tablets, celulares e bicicletas”, contou a gerente Alexandra Morais à reportagem do site Engeplus

O ramo de cosmético e salão de beleza também avaliou positivamente. “Tivemos uma procura alta por mulheres querendo fazer suas unhas e cabelos. Como temos também a loja de cosméticos junto, elas já aproveitavam a oportunidade para comprar presentes”, disse a cabeleireira Katy Cardoso.