Geral

Luminárias terão ajuste de luminosidade automático, no túnel do MF

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

O conjunto de luminárias instaladas na entrada do túnel para transposição do Morro do Formigão, na BR-101 Sul catarinense, terá sistema independente que vai regular a intensidade da iluminação na entrada da galeria, conforme a luminosidade externa. Com isso, os usuários da rodovia federal terão compensação gradativa entre a luz do exterior e a fornecida pelo sistema elétrico interno, suavizando a diferença externa e interna da luz, oferecendo conforto e segurança para motoristas e acompanhantes.

A capacidade luminosa varia de 250W a 400W de potência elétrica, na entrada, sempre se mensurando automaticamente com o ambiente externo, com a potência maior na entrada e gradativamente ficando menor, para compensar a visualização. Assim sendo, quanto maior a luminosidade do dia, maior será luminosidade na entrada. Durante a noite, a luminosidade será menor, para também balancear a visão do motorista.

Ao longo dos 530 metros da galeria, o DNIT vai instalar 250 refletores, sendo que 100 unidades serão instaladas nos cem primeiros metros de pista, em cada lado da abóbada do túnel. Depois, serão instalados refletores a cada 14 metros – duas unidades em cada lado, até o final da passagem.

Além do sistema elétrico inteligente, o túnel terá outros sistemas de segurança. O Opacímetro, instrumento utilizado para a medição da quantidade de material particulado da fumaça emitida por motores, será instalado nos próximos dias. O sistema de monitoramento por câmeras internas e externas já está sendo montado, tanto no túnel quanto no centro de Comando. Ainda serão instalados os hidrantes, ventiladores de exaustão, passarela, sinalização e comunicação (telefonia interna) para emergências.

Túnel do MF terá acessos à passarela – Um diferencial que será construído na transposição do Morro do Formigão está relacionado ao acesso à passarela lateral. Nos túneis de Morro Agudo, em Paulo Lopes (SC) e Morro Alto, em Maquiné (RS), os pedestres são isolados do fluxo de veículos, por guarda corpos. No Morro do Formigão, a proteção lateral que divide a passarela da pista terá pequenos acessos, a cada 50 metros, para haja a possibilidade dos usuários que tiverem problemas com o veículo possam ficar em local seguro até a chegada de socorro.

A construção do túnel do Morro do Formigão é a quarta obra para transposição de maciços rochosos. Ele está localizado no km 338 da BR-101 Sul, no município catarinense de Tubarão. Outras três estão concluídas e liberadas ao tráfego de veículos, dentro das obras de duplicação da BR-101 Sul Trecho Palhoça/SC – Osório/RS. Os dois primeiros túneis, com 1.841 metros de extensão cada, foram liberados em dezembro de 2010, estão localizados entre o km 67,460 e o km 69,297, em Maquiné, no do Rio Grande do Sul. O terceiro túnel está localizado no km 257,2 da rodovia, no Morro Agudo, em Paulo Lopes. Esta galeria tem 1.014 metros de extensão.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Comunicação Dnit-SC