Esporte

Lutador de São Ludgero sonha com vaga em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu em 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O que antes era apenas uma forma de estar em sintonia entre o corpo e a mente, hoje, o sonho é de vaga para a disputa do campeonato mais importante a nível nacional. Destaque na região, Tulio Cargnin Soth, 26 anos, é lutador de jiu-jitsu há mais de três anos. Com bons resultados nas competições em que disputou o atleta agora treina pesado, almejando uma vaga no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu em 2014.

Morador de São Ludgero, Tulio é treinado pelos mestres Sidnei Santos e Emanuel Folts Luciano, o Mano. Ao lado dos amigos que também praticam o esporte, uma equipe foi formada a fim de participar das competições regionais. “A equipe carrega com orgulho o nome de Sidnei Santos – Gracie Gym. Uma homenagem ao nosso mestre que juntamente com Mano dedicam seus tempos diários nos passando seus ensinamentos. Uma grande honra para gente”, destaca.

Ainda este mês, o atleta irá disputar o campeonato interno da Gracie Gym. Estarão sendo aguardados atletas de toda região. “Esse campeonato é uma espécie de treino para a disputa do estadual que vem no próximo mês. O Campeonato Catarinense é o principal que vou disputar. São cinco etapas e em uma destas etapas abrirá vaga para o Brasileiro”, declara Tulio. Esse ano o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu tradicional será disputado no Rio de Janeiro.

Na última semana, o jiu-jiteiro conquistou duas medalhas de ouro, lutando no 1º Campeonato de Jiu-Jitsu sem Kimono, em Jaguaruna. “Levou esse nome, pois as regras foram do Jiu-Jitsu com kimono”. O título veio com um sabor diferente. A família completa esteve acompanhando o atleta pela primeira vez. “Já lutei em várias competições, mas em nenhuma tive meus pais, irmã, esposa Patrícia e meus dois filhos, Henry e Laura, torcendo no evento. Fiquei um pouco nervoso, mas no fim deu certo. Quando entrei na área da luta, me mantive concentrado. Ali é só você e o adversário. É o momento em que o corpo cansa e cansa muito, mas a mente abre, descansa. Você realmente medita em quanto luta, a sensação é muito boa” finaliza.

A equipe Sidnei Sando da Gracie Gym foi representada no 1º Campeonato Jiu-Jistu sem Kimono por seis atletas. Sendo quatro atletas de São Ludgero e dois de Braço do Norte. Ao todo conquistaram sete medalhas, sendo seis de ouro e uma de prata. As premiações foram as seguintes:

Tulio Soth primeiro lugar da categoria Meio Pesado e o primeiro lugar do Absoluto (sem limite de peso) no Adulto;

Sidnei Blasius conquistou a categoria Meio Pesado e o Absoluto no Máster;

Fernando Bento conquistou a categoria Pesadíssimo e ficou em segundo no Absoluto Adulto;

Jean Niehues conquistou a categoria Peso Pesado.