Geral

Macrodrenagem do Três Ribeirões segue dentro do cronograma estabelecido

Com o objetivo de contemplar a população com instrumentos para a melhoria da qualidade de vida a Administração Municipal de Içara, por meio das secretarias de Planejamento e de Articulação Estadual e Nacional, dá sequencia as obras de macrodrenagem do Rio Três Ribeirões que corta a cidade desde o bairro Tereza Cristina, passando pelo Jardim Silvana, Nossa Senhora de Fátima, finalizando no Mareli.

Na tarde hoje o andamento da obra, que já chegou ao bairro Nossa Senhora de Fátima, foi acompanhado pelo prefeito Murialdo Canto Gastaldon, os secretários de Articulação e de Planejamento, Marli de Faveri e Eduardo Rocha, respectivamente, e pela equipe de engenharia. Até o momento foram concluídos aproximadamente três quilômetros de limpeza e 600 metros de reconformação dos taludes.

O prefeito destacou que o andamento da obra segue de acordo com o cronograma estabelecido. “Os trabalhos já chegaram ao bairro Nossa Senhora de Fátima e tão logo sejam finalizados seguem para o Mareli. A conclusão desta importante obra vai evitar as cheias ocorridas por diversas vezes, contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida, além do bem estar dos munícipes”, assinalou Murialdo.

Para José de Souza, morador do bairro Nossa Senhora de Fátima há 24 anos, a obra realiza um sonho de todos os moradores. “Esperamos por muito tempo que esta obra saísse do papel. Agora que já está em andamento aguardamos sua conclusão, pois este trabalho vai evitar que as enchentes voltem a prejudicar os moradores de nossa cidade”.

O projeto de desassoreamento e contenção de margens compreende uma extensão de seis quilômetros, receberá gabiões nos pontos urbanizados e alargamento do rio nos outros pontos, urbanização com pista de caminhada, ciclovia e academia ao ar livre, além de 20 bueiros celulares que substituirão pontes de madeiras existentes e algumas travessias novas. Para a hidrossemeadura, também prevista no projeto, será utilizada semente de Brachiaria Decumbens, da família das Gramíneas (nome comum Brachiarinha). Esta etapa deve iniciar em 30 dias.  

A obra realizada em parceria com o governo Federal por meio do Ministério das Cidades e CEF, está orçada com o valor de repasse de R$ 4.342.378,58. O projeto foi feito pela empresa Alleanza Projetos e Consultoria Ltda e está sendo executado pela Construtora Nunes.

Colaboração: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI

 

[soliloquy id=”80156″]