Geral

Mãe consegue enxoval para bebê através do Grupo Gerar Vidas, em Sombrio

A dona de casa Erica Silva de Quadros não esconde a alegria de ter em seus braços o pequeno Thailler, de três meses. Moradora do bairro Januária, ela vive em uma pequena casa com o esposo e os dois filhos. Sem muitos recursos para sua manutenção, tudo o que conseguiu de roupas e enxovais para o bebê foi através do Grupo Gerar Vidas, que é um projeto do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Sombrio, órgão ligado a Prefeitura Municipal.

Mas antes da criança nascer, Erica levou um susto aos dois meses de gestação, quando foi eletrocutada. “Eu poderia ter perdido ele, mas ainda bem que deu tudo certo”, conta. Depois de idas e vindas ao Posto de Saúde do bairro Januária ela descobriu o grupo Gerar Vidas e resolveu conhecer. “Me informei melhor sobre como era o grupo e fui participar. Eu já estava com cinco meses de gestação. Conheci a coordenadora do Cras, Ronise, que é maravilhosa e sempre ajuda quem precisa”, disse Erica. 

A jovem acreditava que iria ganhar uma menina e já estava organizando o enxoval todo rosa. Porém a surpresa, como oito meses descobre que ia ser um menino. “Eu pensava que era uma menina, tinha muita roupa rosa, depois consegui trocar no grupo. Além disso, ganhei o berço, roupas, edredom, colchões, bolsa, cobertores, toalha, fraldas, avental, muita coisa que eu não tinha”, afirmou.

O que Erica mais gostou ao entrar no projeto foi sobre o que aprendeu. “Aprendemos a bordar e a troca de experiência foi o mais importante. A amizade que fica quando o grupo encerra também é legal. Ainda mantenho o contato com as meninas”, falou.

A coordenadora do CRAS, Ronise Fabiana Menezes Euler, ressalta a importância do Gerar Vidas. “Nós, juntamente com o pessoal da saúde convidamos as mulheres cadastradas no sistema a participarem. Sabemos que é um momento importante e que vêm muitas dúvidas, principalmente para as mães de primeira viagem. Então o grupo serve como um apoio, uma forma delas esclarecerem suas dúvidas, de se informarem”, explica.

O prefeito Zênio Cardoso (PMDB) está satisfeito com os resultados que o grupo traz na vida dessas mulheres. “Se elas estão felizes e sendo bem atendidas, eu também fico feliz. Estamos no caminho certo, ajudando pessoas que realmente precisam”, disse.

Colaboração: Ana Acordi / Comunicação Prefeitura de Sombrio

[soliloquy id=”158240″]