Geral

Mais de 100 caminhões de entulho foram recolhidos no primeiro dia de mutirão em Cocal

Foto: Maria Luiza Da Rolt

Foto: Maria Luiza Da Rolt

Mais de 100 caminhões de entulho foram recolhidos nesta quarta-feira, no bairro Jardim Elizabeth de Cocal do Sul. A ação “Cidade Limpa, Lixo Zero” faz parte do mutirão de limpeza realizado pelo Governo Municipal por meio da Secretaria de Obras em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente. O trabalho foi acompanhado pelo Prefeito Ademir Magagnin, a vice, Cirlene Gonçalves Scarpato e o Secretário de Obras, Élvio Scarpatto.

Durante a ação estão sendo recolhidos todos os resíduos que estão no passeio público, como latas de tintas, entulho da construção civil, madeira, restos de corte, móveis, eletrodomésticos, além de poda de árvores. O trabalho será realizado durante três dias, ou seja, seguirá até sexta-feira, 12. A equipe da Secretaria de Obras espera recolher cerca de 300 caminhões de entulhos.

Segundo o Secretário de Obras, Élvio Scarpato todas as máquinas estão atuando neste trabalho que tem como objetivo deixar a cidade limpa. “Estamos atuando ainda na questão de saúde pública, poluição visual, evitando a proliferação de animais peçonhentos, contribuindo para a mobilidade urbana, já que muitos passeios públicos estavam tomados. A ação ainda atua na prevenção e evita os transtornos que a chuva possa trazer”, ressalta. O secretário ressalta ainda que após a limpeza, a fiscalização também irá atuar com rigor. “Esse trabalho só será promissor se a população também fizer a sua parte. É de responsabilidade do proprietário manter os terrenos baldios limpos. Por isso estaremos multando aqueles que não respeitarem tais obrigações”, afirma.

O vigilante, Dário Souza Goudinho, é morador do bairro há 30 anos e está satisfeito com a iniciativa. “Isso é muito bom. Temos que manter a limpeza. A população não tem aonde colocar os entulhos, coisas que não servem mais e a prefeitura olhando isso é nota 10. Na nossa vizinhança foram quatro caminhões de lixo e com ele, barata, aranha e outros bichos”, ressalta. O Mutirão deverá acontecer também em outros bairros da cidade.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt