Geral

Mais de 100 quilos de carne são apreendidos em Laguna

Mais de 100 quilos de carne bovina foram apreendidos ontem pela equipe da Vigilância Sanitária de Laguna. O produto não tinha procedência, estava mal acondicionado e não tinha nota fiscal, nem documento de inspeção federal (SIF).

O veículo que transportava a mercadoria não estava em condições de circular, sendo recolhido pela Guarda Municipal, até que fosse regularizado.

A equipe da Vigilância Sanitária vem realizando trabalho constante de vistoria nos comércios do ramo de mercado e mercearias do município. O objetivo é identificar possíveis irregularidades no acondicionamento, condições dos produtos e limpeza dos estabelecimentos.

Quando a origem é desconhecida, o risco de consumir carne bovina é ainda maior. De acordo com a Vigilância Sanitária existe um risco grande de zoonoses, como a brucelose, cisticercose, tuberculose, doenças que passam do animal para o homem.

O consumidor deve verificar a procedência do produto na hora de comprar. A principal garantia de qualidade e segurança da carne bovina continua sendo a presença do selo de inspeção. Também é preciso verificar o aspecto da carne e a validade. 

Cuidados adicionais devem ser tomados na hora da compra da carne bovina, como também verificar se os balcões do estabelecimento estão limpos e se ganchos e facas estão higienizados. 

A Vigilância Sanitária alerta os comerciantes sobre a compra de mercadorias clandestinas. O consumidor pode fazer denúncias no 3644-1315, no setor da Vigilância Sanitária.