Saúde

Mais de 2 mil pessoas são atendidas por mês no Hospital Dom Joaquim

O Hospital Dom Joaquim já passou por muitas dificuldades, quem conhece a história, sabe. A falta de recursos, a falta de médicos. Porém, hoje a realidade é outra. Aos poucos o Hospital vem melhorando, tanto em sua estrutura quanto nos atendimentos. Desde fevereiro deste ano ele tem sido administrado pelo Instituto de Saúde e Educação Vida, o Isev, com a ajuda da Prefeitura Municipal de Sombrio, que repassa todos os meses R$ 80 mil para sua manutenção. Com isto, Sombrio está virando uma triste página de sua história.

Segundo a recepcionista do hospital, Jéssica Estecanela, já estão sendo atendidas em média 70 pessoas por dia, entre consultas e emergência. “Damos prioridade nas emergências, mas todos que chegam até aqui são atendidos. Não temos tido nenhum tipo de problema quanto a isto”, afirma. Contabilizando-se os finais de semana, quando há menos atendimentos, o Dom Joaquim tem atendido cerca de 2 mil pessoas todos os meses.

Após passar mal na manhã desta quinta-feira, 27, Joaquina Melo de Oliveira, 91 anos, foi encaminhada para o hospital Dom Joaquim. Ao chegar à emergência foi atendida rapidamente. “O atendimento aqui no hospital de Sombrio foi rápido e as pessoas foram bem atenciosas comigo. Só tenho a agradecer”, diz ela, já restabelecida.

Conforme a Secretaria de Saúde, Gislaine Dias da Cunha, manter o hospital funcionando com qualidade é um dos objetivos principais da saúde. “Esta parceria entre a Prefeitura Municipal e o ISEV, que é o Instituto que administra o Dom Joaquim, é muito importante para darmos aos sombrienses um atendimento rápido e eficaz. Nosso principal objetivo é fazer com que não haja a necessidade de deslocamentos para outros município quando houver a necessidade de atendimentos, e isto estamos conseguindo”, afirma.

Conforme a diretora do hospital, Luciane Sperling, diversas mudanças estão sendo realizadas desde que assumiu o hospital. Tanto na parte da estrutura do hospital como também na humanização nos atendimentos. “Estão trabalhando muito em cima de um atendimento mais humanizado, pois o paciente que chega até nós está com algum problema de saúde, e ele merece ser tratado bem, ter um atendimento bom. É isso que estamos fazendo”, comenta.

Para o prefeito Zênio Cardoso (PMDB), ver o Hospital Dom Joaquim em pleno funcionamento é motivo de satisfação. "Quando eu afirmava que resolveríamos definitivamente o problema do Dom Joaquim muita gente duvidada, dizia que era promessa de político. A prova está ai para que todos possam ver. Temos um hospital de portas abertas 24 horas por dia, e que desde fevereiro deste ano já salvou a vida de muita gente", acentua.

Colaboração: Ana Acordi/Ascom Sombrio

[soliloquy id=”143089″]