Educação

Mais de 200 vagas são rejeitadas

Os profissionais ACT’s se negaram a ocupar os postos dos grevistas.

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

Em somente três dias, 113 professores Admitidos em Caráter Temporário (ACT) foram contratados para ocupar a vaga dos docentes grevistas de Santa Catarina. Cerca de 800 vagas em todo o estado estão abertas para a substituição dos profissionais em paralisação.

Ontem, os representantes da 20ª Gerência Regional de Tubarão (20ª Gered) disponibilizaram mais 32 vagas de docentes grevistas. Porém, elas não foram ocupadas. Na 19ª Gered, em Laguna, o número de chamadas foi maior. Mais de 200 professores poderiam ser contratados no dia de ontem, contudo os profissionais ACT’s não quiseram ocupar a vaga dos grevistas.

Conforme o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores na Rede Pública em Educação (Sinte) em Laguna, Rudmar Correa, ontem pela manhã ocorreu uma manifestação em frente à Gered da Cidade Juliana com mais de 250 profissionais de educação.

“Participamos desse ato porque somos contra as atitudes do governo. Não podemos ser coniventes com os seus atos arbitrários. Das 200 vagas disponibilizadas pela Gered de Laguna, nenhum professor se prontificou a se candidatar. Os que aqui chegavam hoje pela manhã (ontem) relatavam: ‘não podemos aceitar porque dessa forma estaremos traindo a categoria’”, lembra Rudmar.
 
Hoje, os professores em paralisação continuarão com as visitas nas escolas e garantem que estarão mais uma vez na 19ª Gered para orientar os docentes a não ocuparem a vaga de um grevista.  Os representantes das regiões de Tubarão e Braço do Norte farão o mesmo.

Com informações do jornal Notisul