Educação

Mais de 560 trabalhos fazem parte da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Projetos de ensino, pesquisa e extensão serão apresentados até sexta-feira

Foto: Samira Pereira

Foto: Samira Pereira

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, começou bastante movimentada. Os estudantes e docentes tiveram a oportunidade, ontem (20), primeiro dia de evento, de conhecer diferentes projetos de pesquisa e extensão. Durante manhã, tarde e noite, as apresentações ocorreram nas salas da instituição, mostrando o quanto as ações são importantes no desenvolvimento de novas propostas pedagógicas e na socialização com a comunidade.

Trabalhos de diferentes áreas do conhecimento foram evidenciados. Desenvolvidos pelas Unidades Acadêmicas (UNAs) de Ciências da Saúde (SAU), de Humanidades, Ciências e Educação (HCE), de Ciências Sociais Aplicadas (CSA) e de Ciências, Engenharias e Tecnologia (CET), eles despertaram a curiosidade e tiraram dúvidas sobre diferentes temas.

Na área de Humanidades, o projeto “Bola pra Frente”, que oferece práticas corporais para a terceira idade, foi apresentado pelos alunos Amanda Biava, Luana Minghelli, Sabrina Fortunato e Victor Julierme. De acordo com eles, a atividade é desenvolvida por conta da importância que é, para os idosos, ter um estilo de vida mais ativo. “O objetivo é valorizar o ser humano como um todo. Uma coisa está interligada a outra, tanto é que as melhoras de saúde que eles apresentam são consequência daquilo que encontram no espaço, como amizade, carinho, gratificação, paciência”, comentam os alunos.

Conforme o coordenador geral do evento, Adriano Michael Bernardin, o número de inscrições surpreendeu os organizadores. “Teremos, ao longo desta semana, a apresentação de 565 resumos de pesquisa, extensão e relatos de ensino. A maioria vem de alunos e docentes da Unesc, mas também temos de todo o Sistema Acafe. Esta é uma excelente oportunidade para adquirir conhecimento nas diversas áreas”, destaca.

Palestra destaca aspectos sobre o abuso sexual infantil

O abuso sexual infantil foi o principal tema abordado no Seminário sobre Psicologia Jurídica, que abriu o ciclo de palestras da 5ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, nesta segunda-feira. Ministrado pela policial civil e professora da Universidade Schirley dos Santos Garcia, o evento reuniu acadêmicos de diversas áreas, como Psicologia e Direito. “O Brasil ocupa a primeira colocação em números de abusos na América Latina e ocupa a segunda no ranking mundial. É um número que assusta. Muitas vezes, em cerca de 90% dos casos, o agressor está dentro de casa”, destaca a palestrante.

Ainda sobre o tema, Schirley explica que esses abusos são tratados em segredo pelas vítimas, por medo, vergonha ou repressão familiar. Ela afirma que é preciso ficar atento aos sinais que as crianças ou adolescentes dão. “O desempenho escolar, a recusa em ficar próxima ao agressor e mudanças no humor são algumas das formas que a vítima encontra para demonstrar que algo está errado”, comenta.

Ainda dentro da programação da Semana de Ciência e Tecnologia, que se estende até sexta-feira (24/10), outras palestras e mini-cursos estão previstos.

Programação é extensa e diversificada

Durante os cinco dias, diversas atividades voltadas aos alunos e aos professores serão realizadas. Além disso, uma vasta programação está sendo organizada para que a comunidade participe e conheça, por outro ângulo, o trabalho desenvolvido pela instituição. Conforme Adriano Michael Bernardin, os moradores da região têm a oportunidade de adquirir ainda mais conhecimento, de forma gratuita. “É importante destacar que além do ensino, temos pesquisa e extensão. Baseamos o nosso trabalho neste tripé e queremos apresentá-lo ao maior número de pessoas possível”, comenta.

Outra ação diferenciada, novidade desta edição, é o tour ao Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) que mostrará aos visitantes todos os institutos, laboratórios e a Incubadora de Negócios. Conforme a assessora acadêmica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, as visitações ocorrem nos dias 21 e 23 de outubro, com saída em frente ao Bloco Administrativo, às 14 e às 17 horas. “Muitas pessoas não sabem do trabalho que desenvolvemos aqui dentro. As empresas não têm conhecimento sobre os nossos projetos de pesquisa e os resultados alcançados, por isso muitas vezes deixam de nos procurar. E este é o principal objetivo do tour pelo Iparque, ressaltar que somos referência em pesquisa em todo o Estado”, comenta.

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação