Geral

Mais de oito toneladas de tainha são capturadas no Balneário Rincão

Foto: Colônia de Pescadores Z-33/Engeplus

Foto: Colônia de Pescadores Z-33/Engeplus

Enfim, elas apareceram. As tainhas que estavam distantes do litoral catarinense surgiram nessa terça-feira. Conforme o site Engeplus, no Balneário Rincão, os pescadores aproveitaram o aparecimento do peixe e capturaram mais de oito toneladas. Segundo o presidente da Colônia de Pescadores Z-33, do Balneário Rincão, João Picolo, cerca de 500 pescadores se beneficiaram com a pesca. “Foi uma festa. A pesca foi um alento aos pequenos pescadores com redes de corrico e calão móvel, bem como para os pescadores com grandes embarcações”, comenta.

Nos últimos dias, a pesca não havia passado dos 300 quilos. “Ontem, estive acompanhando os pescadores até as 16 horas e já tinham sido pescados oito toneladas. Eram 30, 40 peixes por rede”, calcula. Nesta quarta-feira, o mar está agitado, ou seja, impede que os pescadores com pequenas embarcações entrem no mar. A expectativa, de acordo com Picolo, é que a condição melhore nesta quinta-feira e nesta sexta-feira com a presença do sol. “Essas mudanças climáticas são boas, pois mexem com as correntes marítimas e influenciam na aproximação do peixe para o litoral”, explica.

A pesca da tainha ocorre desde o dia 15 de maio. Conforme Picolo, o peixe migra da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, em direção ao litoral catarinense entre maio e julho, quando retomam ao Estado vizinho e se reproduzem. Ano passado, de acordo com o presidente, foram capturadas 120 toneladas do peixe, considerada uma boa safra. Em 2012, foram 80 toneladas. Atualmente, a Colônia de Pescadores do Balneário Rincão conta com mil pescadores associados. Destes, 400 vivem somente da pesca.