Geral

Mais de três mil caramujos são incinerados no Balneário Camacho

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Os primeiros dias da força-tarefa que busca acabar com a infestação de caramujos africanos em Jaguaruna apresentaram grandes resultados. Desde segunda-feira, quase quatro mil exemplares da espécie já foram coletados e incinerados na região do Balneário Camacho, onde a situação era mais crítica.

Ainda na madrugada, a equipe comandada pela secretaria regional de Saúde de Tubarão começou a recolher os caramujos nos terrenos de várias residências. Em poucas horas, mais de 500 animais foram coletados e somaram-se aos mais de três mil que os próprios moradores haviam capturado durante o final de semana.

Conforme reportagem do jornal Diário do Sul, o tempo chuvoso dos últimos dias acabou contribuindo para a força-tarefa, pois com essas condições climáticas os moluscos acabam se deslocando para as paredes, ficando expostos e se tornando alvos fáceis para os moradores. Quem estiver envolvido na força-tarefa precisa lembrar que a espécie é transmissora de doenças e, por isso, o uso de luvas é fundamental.

De acordo com a responsável da Gerência Regional de Saúde, Cláudia Ochs, o trabalho intensivo do mutirão continua hoje, durante todo o dia, no balneário. “Nós vamos agir conforme a orientação repassada anteriormente, mas é bom lembrar que os moradores devem continuar fazendo o trabalho de recolhimento dentro dos próprios terrenos. Essa ação vai diminuir, mas o trabalho dos moradores deve continuar”, ressalta.

A infestação de caramujos no Balneário Camacho foi constatada há pouco mais de um mês e já se espalhou por dezenas de terrenos e loteamentos.