Geral

Mais um boto é encontrado morto em Laguna

Foto: Marco Bocão/Prefeitura de Laguna/Divulgação/Notisul

Foto: Marco Bocão/Prefeitura de Laguna/Divulgação/Notisul

Mais um boto foi encontrado morto em Laguna, o terceiro caso em menos de seis meses na cidade. Zariguinho, como era conhecido, foi avistado neste fim de semana pelos policiais ambientais e a causa foi o emalhamento em uma rede de pesca de bagre, que ocasiona a morte por afogamento. Na segunda-feira passada, uma toninha também foi encontrada sem vida com diversos parasitas no bico. Porém, de acordo com especialistas, esta espécie não interage com os botos desta região e, inclusive, comem tipos diferentes.

Para o professor Fábio Daura, que leciona na Cidade Juliana, 90% das perdas destes animais são decorrentes do mesmo motivo: redes clandestinas de pesca.

 “No ano passado tivemos quatro casos de morte de botos e todos por causa igual: as redes de espera do Rio Tubarão”, enfatiza Fábio.

Alguns pescadores que conviviam com o boto, um dos que mais participava na pesca artesanal, se entristeceram ao saber de sua morte. “Ele era fantástico, pois era filho da Princesa, neta da Botinha do Rio e bisneto do Irrilha. Tinha sangue de boto bom pescador”, declara um dos pescadores, emocionado.

Segundo o jornal Notisul, o animal foi encaminhado para estudos no Laboratório de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Análises genéticas e químicas serão levantadas, entre outras informações, como o impacto da poluição das lagoas sobre os botos.