Economia

Mais uma empresa chinesa mostra interesse em instalar-se em Imbituba

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira reuniu-se com os diretores chineses da empresa Sinomach.

Foto: Divulgação Notisul

Foto: Divulgação Notisul

O município de Imbituba chama a atenção de grandes empresas pelo seu desenvolvimento e forte potencial ainda a ser explorado. O vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) reuniu-se recentemente com o vice-presidente e o diretor da empresa chinesa Sinomach, Guo Chunyang e Cai Jixu, respectivamente. Os chineses têm interesse em investir em infraestrutura no Porto de Imbituba e em ferrovias catarinenses.

Os responsáveis pela empresa escolheram Santa Catarina para o investimento devido à estrutura portuária. Sediada em Pequim, na China, a Sinomach possui 150 mil funcionários e é listada como uma das 500 empresas do setor de renome em nível mundial. A multinacional consiste em pesquisa de equipamento de engenharia, desenvolvimento e fabricação, serviço relacionado, contratação de projetos e negociação.

O vice-governador explica que a política catarinense é de manter contatos internacionais para atrair novos empreendimentos. “O governo do estado possui uma linha de incentivos para novas empresas, estrangeiras e nacionais, que são importantes para o nosso desenvolvimento”, confirma Eduardo Moreira em entrevista para o jornal Notisul.

Em 2012, a Geely também manifestou forte interesse em Imbituba, mas as negociações não avançaram.

Prefeito mantém a expectativa

Há muita cautela em relação à vinda da empresa chinesa em Imbituba. O prefeito Jaison Cardoso de Souza (PSDB) não perde as esperanças sobre a chegada de uma multinacional à cidade. Ele confirmou, no fim do mês passado, que ainda não tem novidades sobre a possível instalação da montadora chinesa Geely ou de qualquer outra multinacional no sul do estado. “Já tivemos tantas possibilidades, mas nenhuma se concretizou. É melhor esperarmos mais um pouco, sem gerar alarde. Antes de tudo, o primeiro passo é trabalhar bem e cumprir sempre com as nossas obrigações”, pondera Jaison.

Segundo o secretário de desenvolvimento econômico da prefeitura de Imbituba, Antônio Clésio Costa, se realmente for definido o negócio, será importante para a geração de emprego e para o aumento de arrecadação do ICMS.