Geral

Mal uso das redes sociais pode prejudicar a entrevista de emprego

Empresas estão de olho no que os candidatos e funcionários postam e o celular também está se tornando um vilão

Foto: Ana Acordi/Arquivo Portal Satc

Foto: Ana Acordi/Arquivo Portal Satc

Nos dias atuais as pessoas vivem constantemente conectadas, principalmente por meio das redes socais. Essa ferramenta pode se tornar uma vilã na hora de uma entrevista de emprego. Além de apresentar um bom currículo e se sair bem na entrevista o candidato tem que observar o que posta nas redes socais, pois as empresas estão de olho lá também.

Essa pesquisa é ainda mais minuciosa no caso daqueles que estão buscando o primeiro emprego. “As empresas pedem o currículo dos estagiários para avaliarem os quesitos deles e ver se o candidato se encaixa nos critérios de seleção. E com isso ele fazem uma pesquisa nas redes sociais para ver qual a atitude da pessoa lá. A forma que ele usa a rede pode pesar durante o processo de seleção e não ir nem para a entrevista”, explica Ledjara Silveira de Oliveira, auxiliar administrativa do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) de Santa Catarina.

Se para quem está na seleção uma postagem ou uma foto podem complicar, para aqueles que já estão empregados um uso errado da rede social pode gerar uma demissão.

“Muitas empresas são bem rigorosas com os que costumam postar fotos do local de trabalho. Já tivemos casos em que uma pessoa bateu uma foto no banheiro da empresa e postou e isso acarretou no desligamento dela. Às vezes até fotos fora do local de trabalho com o uniforme ou no horário de almoço podem gerar problemas devido a esse sigilo que muitas empresas têm”, ressalta Ledjara.

Uso com responsabilidade

Além das redes socais, os celulares também podem gerar problemas para candidatos a alguma vaga. Diretores questionam o uso excessivo do celular, o que gera uma baixa produtividade do funcionário.

"Isso também já foi motivo de desligamento de estagiários por estarem muito tempo em função do aparelho. Às vezes é até durante a entrevista de emprego, tivemos casos onde a profissional gostou do currículo e do perfil do candidato, mas não quis contratar porque durante a entrevista ele ficou o tempo todo no celular”, ressalta a especialista.

Com informações do Portal Satc