Geral

Mamães são preparadas para o parto

Agora é hora de esperar o momento certo para o parto. Afinal, a preparação das gestantes terminou com uma visita na Maternidade do Hospital São Donato nesta sexta-feira, dia 3. Ao todo, seis mulheres fizeram parte do curso realizado em conjunto com a Unesc pelo Programa de Atenção Materno Infantil, Programa de Residência Multiprofissional, Programa de Reorientação Profissional e Programa de Educação pelo Trabalho, além da Rede Urgência e Emergência.

“Foi muito bom. O melhor de tudo foi a prevenção. Se eu tivesse planejado, me atentaria a outros aspectos. Ficarei mais atenta na segunda gestação”, coloca a gestante Silvia José Fernandes. Com 36 semanas, ela deverá marcar o parto ainda para este mês. “O tempo passou muito rápido. Estou ansiosa para conhecer a Isadora. O pai também”, completa. “É sempre bom adquirir conhecimento para prevenir o maior número de problemas futuros”, acrescenta a mamãe Kellen Pagani. Com 28 semanas, a expectativa dela é pelo nascimento de Roberta.

A recomendação pela proibição do uso de álcool, drogas, exposição a produtos químicos, radiação, além de cuidados com diabetes e o parto fizeram parte do encerramento das atividades. O último encontro destacou ainda cuidados anteriores a concepção apresentados na palestra de prevenção a deficiências da psicóloga da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Jadna De Stefani Milioli. Ao longo do curso foram discutidos também aspectos psicológicos, as transformações no corpo da mãe e da criança.

“Cada fase da criança tem cuidados específicos e temos que trabalhar os perigos. É preciso, por exemplo, fazer o uso da cadeirinha nos veículos”, aponta a profissional. “A mãe deve lembrar também do contato visual na hora da amamentação. É um momento de fortalecimento de vínculo afetivo que ajuda no desenvolvimento dos filhos. Os bebês requerem atenção”, ressalta a psicóloga Luciane Rodrigues Canarin. 

Colaboração: Lucas Lemos

[soliloquy id=”90341″]