Geral

Manifestação pede o fim do mau trato a animais

Foto: Reprodução Jornal Notisul

Foto: Reprodução Jornal Notisul

Placas e cartazes com frases de repúdio ao mau trato a animais rodearam a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) enquanto, pouco a pouco, os primeiros apoiadores chegavam. De forma pacífica, a Ong Movimenta-Cão e os donos de animais puderam trocar experiências e, acima de tudo, apresentar à comunidade universitária como coibir os maus tratos.

Conforme o Jornal Notisul, o ato ocorreu devido ao grande número de casos de envenenamento de animais na região. Na última semana, o cão comunitário, o Chico, foi envenenado no campus da Unisul. De acordo com Tânia Fernandes, do conselho fiscal da Ong, o cão foi encaminhado ao hospital veterinário da universidade, onde foi constatado o envenenamento. “Ele estava castrado, vacinado e não apresentava risco às pessoas. Isso é crime e precisamos impedir ações como esta”, destaca.

Todos os dias, a organização recebe denúncias de cães e gatos mortos por envenenamento. “Buscamos uma parceria com a Unisul, por meio do curso de medicina veterinária, para nos auxiliar na castração e vacinação dos animais e encaminhá-los para a adoção”, ressalta Tânia.

Durante um ano, foram castradas e vacinadas 24 fêmeas e adotadas. Hoje, existem aos arredores da universidade 16 cães em acompanhamento.