Trânsito

Maratona altera trânsito na Serra do Rio do Rastro neste sábado

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

Quem planeja subir ou descer a Serra do Rio do Rastro neste sábado (1), deve ficar atento. A rodovia será interditada entre às 16h e às 22h para veículos de grande porte, como caminhões e ônibus, devido à realização da 3ª Mizuno Uphill Marathon, prova que envolve 600 atletas de todo país.

Segundo o comandante do Posto 15 da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) de Guatá, sargento Volnei Lavezzo, os carros de pequeno porte que estiverem descendo a serra no dia da prova serão escoltados por uma viatura. “Todo o percurso da competição será acompanhado por patrulheiros da PMRv, que estarão à frente dos corredores para monitorar o trânsito de veículos. Aqueles que forem subir só serão liberados após o último corredor passar pelo posto da PMRv de Guatá”, explica Lavezzo.

Com a interdição da Serra do Corvo Branco, que passa por obras de asfaltamento, o único desvio para quem precisar ir ao planalto ou para quem vai descer ao litoral é pela BR-282, ligando Lages a Palhoça.

A Prova

A competição que começou em 2013 com 50 corredores, se tornou sonho de consumo entre os corredores de performance do país, tanto que passou para 300 em 2014 e agora na terceira edição da mais desafiadora maratona de subida do Brasil, o número de atletas dobrou para 600.

A Mizuno Uphill Marathon de 2015 acontecerá no dia 1º de agosto de 2015, com largada a partir das 16h30min, em Treviso. Durante o trajeto de 42,195 metros, os atletas passam por Lauro Müller e chegam em Bom Jardim da Serra, a 1.418 metros de altitude. Como recompensa pelo esforço que inclui 256 curvas e subida íngreme nos quilômetros finais, os atletas têm o visual inigualável da Serra do Rio do Rastro. O tempo limite para completar a prova será o mesmo deste ano, ou seja, 6 horas.