Esporte

Maratoninha Caixa é lançada em Criciúma

Foto: Carlos Taranto Filho

Foto: Carlos Taranto Filho

Na presença de diretores e auxiliares das escolas ligadas a Secretaria Municipal de Educação, foi lançada, no início da tarde dessa quinta-feira (22), a 2ª Edição da Maratoninha da Caixa. O evento, que pela segunda vez será realizado no Parque das Nações Cincinato Naspolini, no dia 1º de junho, envolverá crianças com idade entre seis e 12 anos. Os detalhes foram apresentados pelo superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Robert Kennedy Lara da Costa, à Administração Municipal. A Maratoninha ocorre há 11 anos, em diversas cidades brasileiras. Até 2012, em Santa Catarina, apenas Florianópolis e Joinville recebiam o evento.

De acordo com o superintendente, a ideia não é criar um ambiente de disputas, mas de fortalecer a ideia das crianças de praticarem atividades físicas. “Viemos fazer a divulgação deste evento principalmente pelo fato de ele ir além do esporte. Para a pessoa ser um grande esportista, é necessário que a educação faça parte da vida do atleta. Nós batalhamos para que este evento viesse para Criciúma, e esperamos contar com o apoio dos gestores escolares para que ele seja um sucesso”, declarou Costa.

Estudantes das escolas de Criciúma poderão se inscrever para a maratona, através de uma ficha de inscrição que será enviada para as instituições. Cada um receberá um uniforme e disputará uma categoria, de acordo com sua idade. Todos serão premiados com medalhas e o vencedor de cada etapa receberá como premiação uma bicicleta.

Segundo o prefeito, Márcio Búrigo, o esporte é importante na vida dos meninos e meninas, por trazer mais saúde e disposição. Essa parceria proporciona esse momento importante para nossos estudantes. “A Caixa trouxe para gente um evento completamente seguro e familiar. Teremos mais de mil alunos da rede municipal participando nesta segunda edição. As crianças devem ter atenção à sua vida econômica e a Caixa oportuniza isso durante o evento. Espero que no dia 1° tenhamos a presença maciça dos nossos alunos”, relatou Búrigo.

O coordenador pedagógico da Secretaria de Educação, Adriano Osellame, destacou que é importante que os gestores devem incentivar seus alunos a realizarem atividades como essa. “Estamos felizes por sermos beneficiados mais uma vez por este evento. Queremos proporcionar aos alunos e sua família um dia diferente no Parque. Estamos promovendo o esporte e a união entre todos que se encontrarem no evento”, disse Osellame.

Velocista olímpico participará do evento

Assim com em 2013, a Caixa Econômica Federal escolheu um medalhista olímpico para visitar escolas e participar do evento no Parque das Nações. Este ano, Arnaldo de Oliveira Silva, foi o atleta convidado a vir à cidade. O atleta foi um dos principais velocistas do Atletismo nacional nas décadas de 1980 e 1990, e disputou quatro edições dos Jogos Olímpicos. Arnaldo encerrou sua carreira após a conquista da medalha de bronze no 4×100 m, em Atlanta, no ano de 1996. Também integrou a Seleção Nacional em Los Angeles, em 1984, Seul, 1988 e Barcelona, 1992.

Desde que parou de competir, o medalhista continua trabalhando no esporte. Arnaldo é fisioterapeuta, patrono de uma equipe no Rio de Janeiro e integra o Programa Caixa Heróis do Atletismo, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt.).

Colaboração: Milena dos Santos