Geral

Marinha de Laguna celebra data especial comemorada no país

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Para celebrar o fato histórico ocorrido em 11 de junho de 1865, que marca o Dia da Marinha Brasileira, Laguna reuniu ontem autoridades municipais e da Capitania dos Portos de Laguna para uma solenidade em sua sede. A data marca a solenidade dos 149 anos da batalha naval do Riachuelo. 

O prefeito Everaldo dos Santos; o secretário da Educação, Luis Fernando Schiefler Lopes e Celso Fernandes, da Secretaria de Comunicação, integraram as homenagens. O coral da Escola de Educação Almirante Lamego realizou apresentações no evento. “No dia de hoje, tão corretamente designado como a Data Magna da Marinha, devemos não apenas rememorar o legado de honra e de espírito de sacrifício daqueles nossos heróis, mas também refletir sobre a amplitude das responsabilidades que, atualmente, nos são confiadas”, declara o capitão de corveta Francisco de Assis Dias da Silva. 

Conforme o jornal Diário do Sul, a Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870) – o maior conflito militar na América do Sul. A importância da vitória nessa batalha está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias de operações de guerra.