Educação

Marketing olfativo ganha destaque durante Semana de Ciência e Tecnologia

Foto: Samira Pereira

Foto: Samira Pereira

Associar uma empresa ou marca a determinada fragrância é uma tendência que vem crescendo a cada ano e ganhando adeptos em todo o mundo. O assunto foi abordado na noite de ontem (22), na palestra “Marketing Olfativo”, pelo diretor da Omnes, Andrés Pesserl. O evento fez parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma.   

Conforme Pesserl, quando o ser humano inspira determinada fragrância, ele ativa no cérebro o chamado Sistema Límbico, que está diretamente relacionado à memória e às emoções. “O aroma vai para o cérebro imediatamente e transmite uma sensação de bem-estar, faz lembrar certos momentos da vida do indivíduo”, comenta. “Quando passamos em frente a uma loja vaporizada, por exemplo, a fragrância mexe com o nosso inconsciente, o que nos faz ter mais vontade de entrar e verificar o que está exposto”, explica.

Ainda de acordo com ele, o marketing olfativo surgiu quando as empresas e organizações perceberam o quanto o olfato é determinante nas decisões tomadas pelo ser humano. “O homem é capaz de lembrar de 200 cores diferentes ao longo da vida. Esse número aumenta significativamente quando se trata de aromas. Estudos apontam que somos capazes de distinguir cerca de 10 mil cheiros desde o momento em que nascemos”, pontua.

Na oportunidade, Pesserl deu exemplos de ambientes que podem ser aromatizados e, consequentemente, ter a marca ainda mais solidificada no mercado. Lojas, shoppings, eventos, carros, ônibus e aviões estão entre os maiores beneficiados. “As fragrâncias tornam positivas e marcantes as experiências, ampliando a relação com a marca”, expõe.

A pirâmide olfativa também foi enaltecida pelo empresário. Ela mostra como as boas matérias-primas são essenciais para a permanência do perfume na pele ou no ambiente. A pirâmide se divide em notas de cabeça ou de saída, que são as primeiras sensações que as pessoas têm ao borrifar o perfume; as notas de coração ou de corpo, que são fortes e surgem a partir dos 15 primeiros minutos; e as notas de fixação ou de fundo, que aparecem após quatro horas, aproximadamente, e que mostrarão qual a verdadeira fragrância permanecerá. “Os perfumes se dividem em cítricos, amadeirados, frutais, gourmands, marinhos, couro, florais e orientais. Cada pessoa tem a preferência por uma fragrância, por isso é importante as empresas se atentarem e investirem nesta nova ferramenta, que cresce e agrada a cada vez mais clientes”, completa o palestrante. 

Suplementação nutricional também é tema de palestra 

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc contempla as diversas áreas do conhecimento. A exemplo da Saúde, que foi destaque na tarde dessa quarta-feira, com a palestra “Suplementação nutricional funcional”. Ministrado pela nutricionista Aline Manenti, o encontro abordou a suplementação e seus benefícios.

Segundo a palestrante, a nutrição funcional é baseada na individualidade, já que cada pessoa tem uma reação metabólica diferente. A partir deste conceito, a palestra transcorreu com explicações sobre a utilização de vitaminas na suplementação alimentar, benefícios e as doses recomendadas. “É importante escolher de forma correta, seguindo o biotipo. Assim é possível aproveitar todos os nutrientes oferecidos não só pela suplementação, mas pela dieta seguida”, explica Aline.

Entre as vitaminas de maior destaque, as do complexo B merecem atenção. De acordo com a nutricionista, esse conjunto de vitaminas auxilia de forma especial no bom funcionamento do corpo humano. “A riboflovina, conhecida como vitamina B2, por exemplo, é um excelente antioxidante encontrado em alimentos como gérmen de trigo, ovo, leite e derivados e fígado de boi. Ela pode ser utilizada no tratamento de fraqueza e fadiga, além de aumentar a capacidade respiratória”, afirma.

Produtos da agricultura familiar ganham espaço no mundo acadêmico

Os acadêmicos e docentes da Unesc sabem que todas as quartas-feiras a Praça do Estudante fica ainda mais atrativa. Isso porque semanalmente a Feira da Economia Solidária leva à Universidade um pedacinho da vida no campo, com alimentos frescos e sem agrotóxicos, além de peças de artesanato. Desta vez, por conta da Semana de Ciência e Tecnologia, os produtores e comerciantes que expõem no local reforçaram as bancas para atender também a comunidade que participa das atividades.

Parte integrante do Paes (Projeto de Economia Solidária) da Universidade, a Feira da Economia Solidária já está no terceiro ano, oferecendo produtos da agricultura familiar e artesanato. Participam da exposição de seis a 12 comerciantes. Nesta semana, por conta do evento, a ação ocorreu ontem e segue hoje (23), das 13h às 22 horas.

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação