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Mastros tomam forma na Ponte de Laguna

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Os mastros que sustentarão os 112 cabos do trecho estaiado, na Ponte de Laguna, começam a tomar forma. Segundo dados de maio, repassados pelo consórcio executor do empreendimento, ambas torres já passaram dos 30% executados. Todas as estacas, pilares, base e tablado estão finalizados nos dois apoios, e, agora, todos os esforços estão voltados para a elevação dos mastros e instalação das aduelas e cabos de aço.

Os apoios, números 35 e 36, da ponte para travessia do Canal de Laranjeiras vão sustentar o trecho estaiado da estrutura, em construção no conjunto de obras de arte especiais (OAEs) para travessia urbana de Laguna, em Santa Catarina. A ponte, que terá 2830 metros de extensão quando finalizada, faz parte das obras de duplicação da BR-101 Sul, entre os municípios de Palhoça (SC) a Osório (RS).

Depois de finalizar a instalação das aduelas no trecho corrente Norte, o consórcio Ponte de Laguna segue com os preparativos para compor o trecho estaiado da estrutura. No canteiro central, as unidades com dimensões específicas para o segmento estaiado, estão sendo preparadas enquanto trabalhadores seguem com a elevação dos dois mastros para instalação dos cabos de sustentação.

A construção e estocagem das estruturas específicas para o trecho estaiado já começou, sendo produzidas no mesmo espaço das unidades para os trechos correntes Norte (já finalizado) e Sul (com início da instalação prevista para agosto). O segmento estaiado da Ponte de Laguna terá dois vãos de 100 metros de comprimento e um vão com 200 metros, entre os mastros. Serão produzidas e instaladas 100 aduelas pré-moldadas entre os apoios (pilares) no trecho onde serão instalados os cabos do estaio. Para toda a ponte, serão construídas e instaladas 716 aduelas.

Para a instalação das peças que formarão as pistas elevadas da BR-101 Sul, sobre a lagoa Santo Antônio dos Anjos, os trabalhos seguem em ritmo acelerado nos apoios 35 e 36. Nesses pilares, a construção já ultrapassou 50% dos trabalhos necessários, com fundações e blocos concluídos. A prioridade, agora, é a construção dos mastros, para instalar os 52 cabos de aço para sustentação do estaiado, sendo 26 para cada mastro (treze em cada perfil).

No canteiro central, no bairro Mato Alto, em Laguna (SC), o consórcio prepara as aduelas, estrutura de concreto usinado e com interior reforçado com ferragem estrutural, instaladas individualmente por processo de içamento e protendidas, isto é, unidas por cabos de aço e argamassa com aditivo especial. Depois de içadas, as aduelas recebem aplicação de adesivo estrutural, a base de Epoxi, entre cada unidade.

Cada vão do trecho corrente da ponte será constituído de 14 aduelas, sendo 12 unidades com 3,60 metros de comprimento, nove metros de largura e 3,2 metros de altura. As outras duas peças têm 1,65 metros de comprimento mantendo as demais medidas. Cada unidade pesa cerca de 90 toneladas. As aduelas do trecho estaiado tem dimensões semelhantes aos trechos correntes, porém, têm 11 metros de largura, para compensar os pontos de ancoragem dos cabos de aço.

A construção das aduelas é realizada sobre bases de concreto, em duas etapas, sendo a primeira a laje de fundo e a segunda as vigas e laje superior. Para execução das peças são utilizadas ferragens, formas e cimbramentos (estruturas de suporte provisórias) especiais, e concreto, garantindo a geometria e resistência previstas em projeto.

A Ponte de Laguna

A ponte para travessia de Cabeçuda e Canal de Laranjeiras, obra da segunda fase de duplicação da BR-101 Sul catarinense, tem 52 vãos, com 53 conjuntos de apoios – cada apoio tem dois pilares, sendo o quinquagésimo terceiro travessa de concreto armado. A Ponte de Laguna está em construção entre o km 312,9 ao km 315,8 da rodovia federal, entre os municípios de Laguna e Pescaria Brava. Serão 2.830 metros de pistas elevadas, unindo o lote 1 da travessia urbana lagunense ao lote 25, já duplicado.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através dos trabalhos realizados pelo consórcio Ponte de Laguna (Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase), vem realizando atividades para construção da ponte desde 2012, quando foi assinada a Ordem de Serviço. Desde então, o consórcio executor realizou a dragagem do canal de serviço, recrutou profissionais – hoje são mais de 1.600 trabalhadores, construiu o canteiro central, com escritórios, dormitórios, refeitório, usina de concreto, pátio de obras e deck para carga e descarga das balsas, construção de cabeceiras, cravação de estacas no leito da lagoa, construção de pilares e travessas, instalação de aduelas e suportes laterais (mãos francesas) e construção dos apoios para dois mastros.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC