Sem Categoria

‘Me arrependo’, diz garota de 15 anos que abandonou bebê em caixa

Foto: Reprodução RBS TV

Foto: Reprodução RBS TV

A adolescente de 15 anos que abandonou a filha recém-nascida em uma caixa de papelão em Saudades, no Oeste de Santa Catarina, disse que se arrepende e gostaria de ficar com o bebê. Por decisão judicial, ela não pode mais ter contato com a filha, que será encaminhada para adoção.

A bebê foi encontrada no domingo (12) em um terreno baldio. Conforme o Conselho Tutelar, a menina estava desidratada e com mordidas de formiga. Segundo os médicos, ela tinha cerca de 5 dias de vida. A criança foi achada por um vizinho, que mora próximo ao local e ouviu o choro.

"Eu penso que eu quero ter ela pra mim. Quero cuidar dela. Mesmo todo mundo me julgando, eu gostaria. Eu errei. Eu errei, mas me arrependo", diz a adolescente, que teve a criança e a colocou, ainda com cordão umbilical, na caixa, sem roupas.

A jovem mãe disse que escondeu a gravidez por medo e insegurança. "Por estar em choque, por não ter ninguém para ajudar. Não foi fácil para mim. Eu não queria o mal dela. Deixei lá com o intuito que alguém achasse ela com vida", disse.

Família não desconfiou

A família afirma não ter desconfiado da gravidez, mas agora quer cuidar da menina. "É nossa neta. Eu quero ajudar a criar com maior carinho", disse a avó da criança.

Segundo os médicos, a adolescente estava no período de dar a luz, entre os oito e nove meses, mas a mãe da jovem nega que sabia da gestação da filha.

"Eu conversei com as duas, a mãe dela chorou muito e negou que sabia da gravidez. O pai viaja constantemente e disse que também não sabia de nada. Pelo porte físico dela, não perceberam nenhuma diferença no corpo da jovem", segundo o agente responsável pelo caso, Jonas Kaiser.

Nesta semana, a família foi até o hospital de Saudades, onde o bebê estava internado, e a adolescente amamentou a filha. Agora, a criança foi encaminhada para uma família acolhedora, que ficará com a guarda provisória. O bebê recebeu o nome de Vitória Aparecida.

Mãe identificada dois dias depois

A mãe da recém-nascida foi identificada pela polícia na terça-feira (14). Segundo Kaiser, médicos da Associação Hospitalar Beneficiente de Saudades, informaram sobre a entrada de uma adolescente com indícios de parto no dia 8 de abril, cinco dias antes da bebê ser encontrada.

Em um primeiro momento à polícia, a adolescente disse que estava grávida, mas que teria sofrido um aborto no banheiro de casa. Posteriormente, a garota confessou ter dado à luz, mas que lembra apenas de enrolar a bebê em um pano e colocá-la em uma caixa.

Segundo Kaiser, a polícia investiga agora se a adolescente teve o auxílio de terceiros. "A criança foi achada apenas no domingo, e pelos registros do hospital, a adolescente deu entrada na quarta. Estamos agora atentos pra saber se ela teve ou não a ajuda de terceiros", explica o agente.

Pai

O pai da criança é um rapaz de 18 anos. Conforme a polícia, o jovem e a adolescente tiveram um relacionamento no passado, mas não namoravam oficialmente. Segundo Kaiser, o rapaz sabia da gravidez mas que, a pedido da mãe da criança, não contou a ninguém sobre o caso.

Com informações do site G1 SC