Geral

Médica cubana chega a Santa Rosa de Lima

Foto: André Bianchini/Departamento de Imprensa da Prefeitura de Santa Rosa de Lima

Foto: André Bianchini/Departamento de Imprensa da Prefeitura de Santa Rosa de Lima

A médica cubana Marilin Mayeta Govea (nas imagens em anexo de óculos e blusa vermelha) se apresentou nesta sexta-feira (14), para atuar na Unidade de Saúde de Santa Rosa de Lima. Enviada ao município através do programa Mais Médicos, do Governo Federal, Marilin foi recebida nesta sexta pela manhã pelo prefeito em exercício Mário Luiz Benedet e pela prefeita Dilcei Heidemann.

Com 22 anos de experiência na profissão, a médica também já trabalhou na Venezuela por cinco anos. Ao vir ao Brasil, primeiramente ficou por 45 dias em São Paulo, onde participou de curso de acolhimento do Ministério da Saúde. Depois, por dez dias em Florianópolis, para participar de um segundo curso, sobre a realidade de Santa Catarina.

“Espero conhecer todos os habitantes de Santa Rosa de Lima, saber quais as doenças mais frequentes e trabalhar combate-las e preveni-las”, destacou Marilin a respeito de com espera atuar na cidade, que chamou sua atenção por ser bastante pequena. “A cidade em que atuei antes de vir para cá tinha mais de 120 mil habitantes”, conta.

Após o encontro na prefeitura, Marilin dirigiu-se à Unidade de Saúde de Santa Rosa de Lima para conhecer o seu local de trabalho e equipe. Segundo a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Graziela Schimidt, a nova médica poderá atender aos pacientes do município em cerca de dez dias. “Precisamos aguardar esse período para que o registro da médica para poder atuar no Brasil esteja pronto. Após isso, já estará à disposição da nossa população”, informou.

Colaboração: André Bianchini/Departamento de Imprensa da Prefeitura de Santa Rosa de Lima.