Saúde

Médica cubana do Programa Mais Médicos chega a Maracajá

Foto: Itaionara Recco

Foto: Itaionara Recco

Yuneili Quillen Carballo, de 31 anos, é a médica cubana que chegou para atuar em Maracajá. Nessa segunda-feira (9), ela se interou sobre o trabalho e conheceu a realidade da saúde na cidade.

O município foi selecionado pelo Programa Mais Médicos do Governo Federal e a profissional ficará em Maracajá por três anos.

Apesar de jovem, esta não é a primeira experiência de Yuneili nos programas do governo de Cuba para levar médicos a regiões carentes do mundo todo – inclusive em países ricos. Ela já esteve na Venezuela, onde trabalhou por quatro anos.

Formada há sete anos, a médica  é natural de Pinar Del Rio, cidade que ela afirma ser muito parecida com Maracajá. "A cidade é muito boa pelo que conheci e estou com ótimas expectativas", garante a médica.

Ela conta que irá trabalhar muito a atenção básica com foco na prevenção. "Em Cuba trabalhamos muito a prevenção e é isso que vou fazer aqui", explica Yuneili.

Para o diretor de Saúde, Vilmar Leandro, a profissional mostrou que está apta ao trabalho. "Toda a equipe da Saúde a recebeu muito bom e temos certeza que a população também irá", reforça.

Colaboração: Itaionara Recco