Saúde

Médicos cubanos já estão em Içara

Foto: Alexandra Cavaler

Foto: Alexandra Cavaler

Recepcionados pelo secretário de Saúde do Município, Lauro Nogueira, e pela equipe da secretaria os médicos cubanos, Maria Esther Diaz e Edisley Fernandez Mora, já estão na cidade e conheceram pela manhã alguns serviços disponibilizados pelo Governo à comunidade içarense.

Eles conheceram toda a estrutura da saúde por meio de uma apresentação feita pela coordenadora de Atenção Básica, enfermeira Glicia Pagnan, visitaram o ambulatório de saúde mental, CAPS e a farmácia municipal. Agora à tarde ainda visitarão as unidades onde devem atuar.

A previsão é de que os dois iniciem os trabalhos até o final da semana: Edisley Fernandez Mora na Estratégia de Saúde da Família do bairro Vila Nova e Maria Esther Diaz, nos bairros Presidente Vargas e Demboski. Segundo o Dr. Edisley a primeira impressão da equipe e da cidade foi muito boa. “Fomos muito bem recebidos. As pessoas são amáveis e gentis. Conhecemos parte da estrutura física da saúde e o funcionamento dos serviços o que nos deixou bastante animados. Sem contar que a cidade é muito bonita. Estamos nos sentido em casa”, declarou.

De acordo com o secretário de Saúde de Içara a vinda de dois médicos superou as expectativas. “Esperávamos ser contemplados com um médico. Estamos bastante satisfeitos e com boas expectativas. Eles estão saindo de seu país para servir o Brasil e os cidadãos de Içara. Os médicos irão se adaptar a cidade e acredito que a população ficará satisfeita com o atendimento prestado por eles”, declara Nogueira.

Os médicos cubanos chegaram à cidade por meio do programa "Mais Médicos", do Governo Federal. Os clínicos gerais passaram o mês de novembro em Brasília, em curso de aperfeiçoamento da língua portuguesa e avaliação profissional.

Colaboração: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI