Saúde

Médicos de Criciúma participam de atualização sobre tuberculose

Às vésperas da chegada do frio, médicos pneumologistas que atuam nas unidades de saúde de Criciúma se preparam para lidar com doenças respiratórias, em especial a tuberculose. A Secretaria de Saúde promoveu nesta quinta-feira (26), no Salão Ouro Negro, uma atualização voltada para as ações de vigilância, controle e diagnóstico da tuberculose.

Os profissionais devem sempre aperfeiçoar seus conhecimentos para que a identificação dos sinais da doença seja vista com antecedência, pontua o médico pneumologista da rede municipal Renato Matos, um dos palestrantes do encontro.

“A tuberculose é uma doença silenciosa, que se não for diagnosticada cedo pode deixar sequelas graves no pulmão. Como seu diagnóstico algumas vezes é simples e em outras complicado, faz-se necessário que o profissional esteja preparado para fazê-lo quando há suspeita da doença. No Brasil, a tuberculose é uma doença muito frequente. Aqui em Criciúma guardamos o raio x do início e do final do tratamento para fazermos uma comparação entre os dois. É fundamental que se tenha essa documentação”, comentou Renato.

O Programa de Controle de Tuberculose acontece na Unidades Básicas de Saúde, que disponibiliza os exames necessários para o diagnóstico e também o tratamento a doença. Os pacientes com alguma complicação e que necessitam de atendimento especializado, são encaminhados para o Centro de especialidades, que dispõe de uma equipe disciplinar para fazer o acompanhamento.

O coordenador do programa, Paulo Hansen, informou que o município não pode deixar de capacitar seus colaboradores, pois a atualização dos serviços faz com que cada vez se melhore mais o atendimento.

“Temos que melhorar a logística e discutir uma forma de aperfeiçoar nosso trabalho. Somos referência Estadual e Nacional em atendimento há tuberculose. Sabemos que ainda estamos pecando, mas vamos continuar buscando uma forma de melhor diagnosticar e tratar essa população”, relatou o coordenador.

Colaboração: Milena dos Santos / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

 

[soliloquy id=”116829″]