Geral

Melhores ideias da Feira da Inovação da Unesc são premiadas

Uma bombona de 20 litros com alça, que facilite o transporte e a colocação no bebedouro. Um sistema de baixo custo, ligado ao celular, que acione luzes e aparelhos na sua casa. Ou um site para ajudar as pessoas com intolerância a lactose. Estas foram algumas das ideias criativas vencedoras da 1ª Feira da Inovação da Unesc. Os três projetos mais criativos de cada uma das quatro categorias foram premiados na tarde de ontem (27), no campus da Universidade.

“Nem todos sabem a dificuldade que é ser um empreendedor e essa é uma oportunidade que a Unesc nos deu”, destaca Mateus Monteiro Machado, um dos vencedores da categoria “Comunidade em geral”. Ele apresentou o projeto “Meu Puff Ecológico”. “É uma alegria para a Unesc conceder este prêmio, que é um incentivo para que as pessoas inovem. A sociedade precisa cada vez mais disso”, afirma o reitor Gildo Volpato.

“Uma das funções da Universidade é estimular a produção do conhecimento, dentro e fora dela, e a Feira buscou isso”, lembra a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta. A Feira ocorreu durante a 5ª Semana da Ciência e Tecnologia, no fim de outubro.

Bairro da Juventude

Um dos destaques da Feira da Inovação ficou com a participação dos alunos do Bairro da Juventude. Eles levaram quatro troféus para a entidade. Todos os vencedores da categoria “Escolas” são estudantes do curso de Programador de Computador do Bairro, que, em 2014, participaram do projeto de extensão “Ações Direcionadas a Capacitação em Empreendedorismo, Plano de Negócios e Responsabilidade Social” da Unesc. Os estudantes da entidade ainda ficaram com o primeiro lugar da categoria “Comunidade em geral”.

"Me chama a atenção como em uma 'abridinha' de porta aparece tantas ideias boas. Todo mundo pode, basta que se dê uma oportunidade", ressalta a diretora executiva do Bairro da Juventude, Sílvia Regina Luciano Zanette.

Vencedores

Categoria “Universidade”

1º – Automação Residencial (Bruno de Mattia Amaral; Daiana Cambruzzi Ávila; Diogo Anphiloquio)

2º – Inovação organizacional no meio rural: as cooperativas descentralizadas (Carla Spillere e Dimas de Oliveira Estevam)

3º – Banco TRE (Anderson Espindola Paes)

Categoria “Escolas”

1º – Rotulando.com – site que auxilia pessoas com intolerância a lactose (Patrik Leandro Cardoso, Maicon Carneiro de Lima, Igor Maciel da Cruz)

2º – Site de notícias para o público com deficiência auditiva (Daniel Rosa Elias, Luiz Felipe Machado da Siva, Kelvin Willian Carvalho)

3º – Produto: GLT – sistema web de controle de serviços (Gabrielli da Silva Ronchi, Luani Ronchi, Tayna Garcia Elibio)

Categoria “Comunidade em geral”

1º – Eco Charger (Eduardo da Silva Maravai)

2º – Meu Puff Ecológico (Mateus Monteiro Machado)

3º – Automatizador para bombas de lavação de veículos (Clodoaldo Sartori)

Categoria “Empresas”

1º – Garrafão de 20 litros retornável para água mineral, com alça que facilite o transporte e a colocação no bebedouro (Ramon Sandrini)

2º – Protesto Diferido (Gustavo Pereira Marazzi, Oziel Francisco De Sousa, Ruhan Da Silva Pereira)

3º – Desenvolvimento de método de prensagem do produto Diamond 16,5×19 (Aline Ribeiro, Derivaldo Juliani, Eloir Zakseski, Julian Marcelino Lopes, Lucas Frasson Minotto)

Colaboração: Davi Carrer/Assessoria de Imprensa da Unesc

[soliloquy id=”98696″]