Sem Categoria

Menino ferido durante pasagem de tornado tem alta

Foto: Reprodução RBS TV

Foto: Reprodução RBS TV

O menino Jardel Pelegrini, de 11 anos, foi um dos quatro feridos em um tornado registrado na tarde do dia 19 de novembro em Chapecó, no Oeste catarinense. Ele teve alta no final da tarde de sexta-feira (27) e agora se recupera em casa com a mãe, Margarete do Amaral, que também se machucou durante o fenômeno.

"Eu ouvi um barulho, que parecia um avião. Daí tentei fechar a porta [de casa], mas a chave estava fora. Depois a porta explodiu. O vento me levantou e eu girei. Daí eu fui ficando sem ar e cai junto com meu pai e a minha mãe", lembra o menino.

A criança esteve em estado grave no hospital, levou 20 pontos na cabeça, fraturou a clavícula e teve luxação no fêmur. "Eu só tenho que agradecer a Deus. Ele sabe que a mãe ama ele e está bem feliz. Ele está em casa e a gente vai poder cuidar dele melhor", diz Margarete.

Família toda teve ferimentos

O pai de Jardel, Oswaldo, segue hospitalizado. A mãe lembra do momento em que sua casa caiu e viu as duas pessoas que mais ama machucadas.

"Quando eu olhei e vi que ele [Jardel] tava na minha frente, caído, eu fui me arrastando e abracei ele. Eu vi que ele tava com parte do coro do cabeludo arrancado, eu mesmo segurei com a mão [a cabeça do menino].  Daí meu marido também estava com o coro cabeludo [arrancado]. O desespero bateu", conta Margarete.

A família perdeu todos os bens, mas conta com a solidariedade de amigos e familiares para reconstruir a vida. "O importante é ver eles bem. E até que eles não tiverem a casa deles novamente vão estar acolhido aqui. Não é só nós que estamos ajudando, está todo mundo ajudando eles", disse o sobrinho Evandro Pilatti.

Além da família, uma senhora de 83 anos também foi hospitalizada, mas já recebeu alta.

Tornado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou a passagem do tornado por localidades da zona rural de Chapecó. Para a Epagri/Ciram, porém, o fenômeno pode ter sido tornado ou microexplosão.

Cinco localidades foram afetadas: Linha Água Amarela, Seminário, Jardim América, Monte Castelo e Santo Antônio.

Com informações do site G1 SC