Geral

Metalúrgicos entram em greve segunda-feira

Foto: Maristela Benedet

Foto: Maristela Benedet

Sem proposta, os trabalhadores metalúrgicos de Criciúma e região entram em greve por tempo indeterminado a partir de zero hora de segunda-feira (17). Na segunda Assembleia realizada na noite de ontem (13), no Sindicato em Criciúma eles rejeitaram a única proposta patronal de 5,56% do INPC por unanimidade.

A categoria reivindica o INPC mais 7% de aumento real e demais cláusulas sociais. O piso atual é de R$ 1.023,54. A data-base é 1º de janeiro. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Criciúma e região (Sinmetal), Sindicato Francisco Pedro dos Santos, os empresários estão faltando com o respeito com os trabalhadores, “mandando recadinho e sem chamar para negociar proposta. Estão testando a capacidade de força e mobilização da categoria, mas na Assembleia lotada eles mostraram a indignação dessa vergonha oferta dos patrões e vão parar e lutar por melhores salários e pela valorização da sua força de trabalho”, explica.

As empresas que irão iniciar a paralisação ainda serão definidas pelo Sindicato. São sete mil trabalhadores distribuídos nas metalúrgicas em 26 municípios do sul do Estado ligadas ao Sindimetal. As 30 maiores empresas de médio e grande porte se concentram nas cidades de Criciúma, Içara, Sangão, Forquilhinha, Morro da Fumaça e Urussanga. A última greve da categoria foi de um dia em 2011.

Colaboração: Maristela Benedet/Comunicação Sindimetal