Esporte

Metropol e São Defende erguem troféus de campeões no Torneio Internúcleos Cidade em Ação

Foto: Decom Criciúma

Foto: Decom Criciúma

Sob o forte sol da manhã desse sábado (29) brilharam as equipes dos núcleos São Defende e Metropol, campeões do Torneio Internúcleos do Programa Cidade em Ação da FME. Os melhores entre os 18 times duelaram pelo título no Estádio João Estevão de Souza, em pleno gramado do lendário Esporte Clube Metropol.

São Defende marcou presença nas duas finais. Na categoria sub-12, demonstrou superioridade ao vencer o núcleo Mina do Mato por 2 a 0. No duelo dos maiores do conjunto com atletas até 14 anos prevaleceu a equipe “da casa”. Após um emocionante embate terminado sem gols no tempo regulamentar, a disputa se encaminhou para os pênaltis. Com 5 a 4 no duelo, a tradicional camisa verde do Metropol vestida pela garotada do núcleo instalado no bairro saiu vencedora.

Os campeões do torneio foram contemplados com uma viagem para o parque temático Beto Carreiro World, localizado no município de Penha, Santa Catarina. Para o diretor de Projetos Comunitários da FME, Jorge Davi, os jogos finais coroaram o sucesso não só dos atletas campeões, mas também da própria competição. “O espírito esportivo demonstrado pelos meninos, demonstrando total respeito aos colegas e adversários mostram os resultados positivos na vida deles e são reflexos do trabalho sério e competente de todos os coordenadores, professores e estagiários envolvidos no Programa Cidade em Ação”, enfatizou.

O prefeito Márcio Búrigo acompanhou parte das disputas e destacou o envolvimento dos pais e amigos que estavam na torcida. “O esporte se configura como uma ferramenta eficiente de integração. De forma natural as crianças fazem as amizades nesta prática esportiva e em competições como esta atraem os pais para vê-los. Forma-se um ciclo virtuoso do hábito saudável do exercício físico com acompanhamento da família, longe dos males  e riscos gerados pelo ócio”, disse.

Ao longo da competição foram realizados 40 duelos envolvendo um total de 18 equipes. O torneio reuniu 379 atletas de 20 bairros diferentes. O futebol é uma das modalidades incluídas aos 11 projetos do Programa Cidade em Ação.