Geral

Militares do ICA realizam vistoria no Aeroporto de Jaguaruna

Foto: Eduardo Zabot

Foto: Eduardo Zabot

Conforme a informação repassada pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, por meio do diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, tenente-brigadeiro do ar, Carlos Vuyk de Aquino, no Rio de Janeiro, há 15 dias, militares do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) começaram nesta terça-feira, 25, a vistoria no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna.

Segundo o gerente de navegação aérea da RDL Aeroportos, Pedro Luis Machado, esse é um dos procedimentos de finalização do processo de homologação IFR (Procedimentos em Instrumentos). “A vinda desses militares é para identificar obstáculos naturais que possam interferir nesses procedimentos IFR, principalmente os morros ao redor do aeródromo”, explica. A inspeção deve continuar até a próxima sexta-feira, 28.

Na primeira semana de setembro, dias 2, 3 e 4 ocorrerá uma série de reuniões no CINDACTA 2, em Curitiba que vai reunir oficiais do próprio CINDACTA e ICA, juntamente com a representação do Aeroporto de Jaguaruna e de Forquilhinha. Como o aeroporto de Forquilhinha já possui instrumentos é necessário que se tenha um acordo operacional.

“Esse encontro é fundamental e tem dois objetivos, um é analisar os instrumentos dos dois aeroportos, para que seja feito um ajuste que não interfira no existente de Forquilhinha. E também será confeccionado uma carta de acordo operacional para as futuras coordenações de tráfego aéreo entre os dois aeroportos que são próximos”, destaca Pedro Luis. A expectativa é que até o fim deste ano aconteça a homologação por instrumentos em Jaguaruna. 

Colaboração: Eduardo Zabot