Geral

Ministro dos Transportes visita obras na BR-101/Sul

Foto: Maria Helena /DNIT /SC

Foto: Maria Helena /DNIT /SC

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, visitou na manhã desta quinta-feira (16) as obras de construção da quarta pista da BR-101 em Morro dos Cavalos, da ponte sobre o Canal de Laranjeiras ? Ponte de Laguna, e do túnel para transposição do Morro do Formigão, ambos empreendimentos de duplicação do trecho sul da rodovia.

O ministro que pernoitou em Florianópolis devido ao mau tempo que não permitiu o pouso do avião da FAB em Jaguaruna, ontem no final da tarde, como havia sido previsto, seguiu de carro, às 7:30h, para visitar as obras. Acompanhado pelo diretor geral do DNIT, Tarcísio Freitas, pelo superintendente regional do órgão em Santa Catarina, Vissilar Pretto, pelo deputado federal por Santa Catarina, Jorginho Mello, além de prefeitos e vereadores da região.

Paulo Sérgio Passos pode ver de perto a grave situação que enfrentam diariamente os motorista que necessitam se deslocar para a capital pela Via Expressa. Os técnicos do DNIT mostraram ao ministro detalhes do projeto de ampliação de capacidade da BR-282 ? Via Expressa de Florianópolis, que deverá ser concluído em dezembro, e enalteceram a importância de que a obra seja licitada até o final do ano. O ministro afirmou que os recursos para a obra estão assegurados pelo governo federal.

Em Morro dos Cavalos o ministro visitou as obras de construção da quarta pista e, também, confirmou os recursos para a construção dos túneis e a intenção do DNIT em licitá-los até o final do ano.

Em Laguna, o ministro e comitiva foram recebidos por técnicos do Consórcio Camargo-Corrêa, responsável pelas obras de construção da Ponte sobre o Canal Laranjeiras. Após receber as informações técnicas, inclusive de que a obra está dentro do cronograma, com previsão de término em maio de 2015, conversou com a imprensa e seguiu embarcado para a visitação. Paulo Sérgio Passos ficou impressionado com a grandeza da obra e a tecnologia aplicada.

No Morro do Formigão, no Km 338 da BR-101, em Tubarão, o ministro dos transportes conheceu a obra de construção do túnel do maciço rochoso, obra que está dentro do cronograma e deverá ser concluída em fevereiro do próximo ano.

O superintendente regional do DNIT em Santa Catarina, Vissilar Pretto, avaliou como muito positiva a visita do ministro ao estado. Em Chapecó, na quarta-feira, juntamente com a ministra Miriam Belchior, Paulo Sérgio Passos assinou a ordem de serviço para o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental ? EVTA para a ferrovia do Frango e visitou o acesso a Chapecó e a Travessia de Xanxerê. No sul, destacou Vissilar, o ministro dos Transportes pode conhecer importantes obras que estamos executando, e que demonstram o esforço do DNIT em mantê-las dentro dos cronogramas.

Ponte de Laguna: A ponte para travessia de Cabeçuda e Canal de Laranjeiras, obra da segunda fase de duplicação da BR-101 Sul catarinense, está em construção entre o km 312,9 ao km 315,8 da rodovia federal, entre os municípios de Laguna e Pescaria Brava. Serão 2.830 metros de pistas elevadas, unindo o lote 1 da travessia urbana lagunense ao lote 25, já duplicado. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vem realizando atividades para construção da ponte desde 2012, quando foi assinada a Ordem de Serviço.

Dados da execução da ponte:

Estacas : 100% finalizadas
Estacas trecho estaiado : 100% finalizadas
Pilares : 104 (52 conjuntos) finalizados
Mãos francesas : trecho Norte : finalizado
Trecho Sul : 30% (aprox.)
Vãos : 53 : finalizados
Vãos estaiados : apoios 35 e 36 : 20 das 60 aduelas já instaladas : 10 cabos do estaio já instalados (previstos 56)
Trecho estaiado : 80% executado
Concreto utilizados : 85% do previsto
Total em avanço : 84,5%

O túnel do Morro do Formigão 

Este é o quarto túnel a ser construído na rodovia, no município de Paulo Lopes. O túnel do Morro do Formigão tem as galerias unidas desde abril passado, em trecho escavado de 530 metros de extensão, com 370 metros de acessos, fora da montanha. De acordo com o projeto, o túnel terá cerca de 11 metros de altura, comportando duas faixas de rolamento, com 3,6 metros de largura, acostamento com três metros de largura e mais um metro de espaço entre a mureta de proteção e o início da faixa de rolagem. Cerca de 90% do empreendimento está concluído.

 

Com informações: Maria Helena/Núcleo de Comunicação DNIT/SC