Geral

Ministro sinaliza favoravelmente à suplementação do projeto do Canal Auxiliar

Foto: Rodrigo Nunes/Ministério das Cidades

Foto: Rodrigo Nunes/Ministério das Cidades

Em dia de percorrer gabinetes para angariar apoio para obtenção de recursos para viabilização de melhorias no município de Criciúma, o prefeito Márcio Búrigo completou a agenda dessa terça-feira (11), com uma audiência com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. A reunião trouxe esperanças ao intento apresentado de captar as verbas necessárias para a suplementação do projeto da segunda etapa do Canal Auxiliar ao Rio Criciúma.

O volume de recursos para as complexas e importantes obras, segundo o prefeito Búrigo, ultrapassa a casa dos R$ 12 milhões. “Estamos trabalhando de maneira firme para conseguirmos executar o mais breve possível a etapa II desta importante edificação de macrodrenagem. Agora pensamos adiante, queremos ampliar a capacidade de escoamento desta estrutura a fim de que evitemos as cheias em mais regiões da nossa cidade”, reiterou o prefeito.

A suplementação pedida ao ministro, na companhia do deputado federal Esperidião Amin e do vereador Moacir Dajori, contempla o prolongamento da Etapa II do Canal Auxiliar e a execução de obras de macrodrenagem na Rua Victor Hugo – conectando ao canal já existente dando vazão às águas de ambos os bairros Milanese e São Luiz, através da Avenida Santos Dumont -, bem como outra nova ramificação no bairro Pio Corrêa – prolongamento da drenagem da Rua João Cechinel e uma ligação do bairro Mina Brasil até a caixa de passagem da esquina das ruas João Cechinel com a Antônio De Luca.

Os encaminhamentos fechados no encontro serão tratados, nesta quarta-feira (12), pelo próprio ministro das Cidades no Palácio do Planalto. “Esta sinalização positiva do ministro Aguinaldo Ribeiro nos deixa muito motivados e esperançosos. Talvez inclusive tenhamos um retorno em breve”, revelou Búrigo.

Acompanharam a reunião o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Osvaldo Garcia, o secretário nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos, Leodegar Tiscoski. Levando pautas pertinentes aos seus municípios também sentaram à mesa do gabinete do ministro o vice-prefeito de Florianópolis, João Amin, e a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont.

Colaboração: João Pedro Alves/Decom PMC