Geral

Miss Plus Size sofre preconceito

Modelo Joice Baricalla (Foto: Divulgação)

Modelo Joice Baricalla (Foto: Divulgação)

A modelo e Miss Plus Size Santa Catarina Joice Baricalla chegou animada do último desfile de que participou, o São Paulo Fashion Week Plus Size, no finalzinho de fevereiro. Mas teve uma surpresa no outro dia, quando abriu o Facebook e encontrou mensagens em sua linha do tempo no Facebook que falavam como ela era enorme. 

“Não fiquei ofendida por ser chamada de gordinha. Achei ofensivo como escreveram”, conta Joice em entrevista para o jornal Diário do Sul. “E se tivessem escrito para alguém com problemas de autoestima?”, questiona a modelo que chegou a ficar deprimida por alguns dias, mas tirou forças e desabafou na própria rede social. Vários amigos comentaram e compartilharam centenas de mensagens de apoio, inclusive Renata Vaz, organizadora do São Paulo Fashion Week Plus Size.

Os comentários foram feitos por três mulheres. Joice conta que uma delas era sua amiga na rede social. “Cheguei a levar algumas roupas plus size para ela. Ela tinha feito redução de estômago há pouco tempo e me pediu. No começo não tinha entendido os comentários”, conta Joice.

A reportagem do Diário do Sul tentou entrar em contato via Facebook com as três mulheres. Uma respondeu que pediu desculpas a Joice, que foi mal interpretada e não quis ofender ninguém. Outra respondeu que preferia não comentar. A terceira não se manifestou.

O episódio pode ser caracterizado como crime de injúria, previsto no artigo 140 do Código Penal. Injúria é a atribuição de qualidade negativa, pejorativa ou depreciativa que ofende a intimidade da vítima.

Nestes casos, a vítima deve documentar o ocorrido e registrar um boletim de ocorrência. A  vítima pode denunciar o usuário no canal de atendimento competente da rede social (Facebook, Twitter, Instagram etc). O usuário pode ser suspenso ou até mesmo excluído da rede social. A pena para o crime de injúria é de até três anos de reclusão.