Saúde

Mobilização por doações é promovida

O objetivo é conscientizar as pessoas e a comunidade hospitalar.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De 21 pessoas com morte cerebral este ano no Hospital Nossa Senhora da Conceição – HNSC,  em Tubarão, apenas sete doações múltiplas de órgãos e 11 de córneas foram registradas.

Para chamar a atenção para o tema, amanhã, Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, o hospital realiza gratuitamente o teste de glicemia e verificação de pressão arterial por meio de uma equipe multiprofissional. O objetivo é conscientizar as pessoas e a comunidade hospitalar sobre a necessidade de se comunicar aos familiares o desejo de ser um doador de órgãos.

Na quinta-feira, uma palestra sobre a importância da declaração de ser um doador de órgãos será ministrada aos colaboradores, às 10h30min e às 16h. No dia seguinte, uma palestra direcionada aos acadêmicos da área da saúde, sobre o tema ‘Doação de Órgãos’, será realizada no Bloco Pedagógico da Unisul, às 19h, pela professora de enfermagem Katia Regina de Bona Porton

Para a enfermeira Ana Paula, a negativa familiar é hoje o principal motivo de um órgão não ser doado. A justificativa da família para isso é o fato de os parentes nunca terem conversado sobre o desejo de doação. “É de extrema importância que em vida informamos aos nossos familiares o desejo de ser um doador”, enfatiza Ana. 

Santa Catarina é destaque

O Registro Brasileiro de Transplantes – RBT, da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – ABTO, classificou Santa Catarina com o melhor índice de doadores de múltiplos órgãos por milhão de população – pmp) no primeiro semestre deste ano. O Estado alcançou a marca de 34,9 doadores pmp, taxa que confirma a liderança catarinense no ranking nacional. A média do país é de 14,0 pmp. Atualmente, no Brasil, mais de 33 mil pessoas aguardam pela doação de um órgão. 

O Brasil ocupa o segundo lugar do mundo em número de transplantes, segundo a ABTO. Mas, a crise parece ter atingido também a doação e o transplante. Conforme dados da associação, neste semestre, houve queda não apenas em relação às previsões de crescimento, mas também em comparação com 2015.

A taxa de doador efetivo em 2015 foi de 14,1 pmp e a previsão para este ano é 16 pmp. Ou seja, 7,1% menor que o ano passado e 18,1% abaixo da previsão. O lado positivo é que o Brasil é referência mundial em transplantes. Em 2015, foram realizadas 23.666 cirurgias em todo o país. 

Você pode doar

Para incentivar ainda mais a participação solidária de seus associados, a Cerbranorte, em parceria com o Hemocentro de Criciúma, realizará uma coleta de sangue na próxima quinta-feira, no auditório do salão paroquial de Braço do Norte. Quarenta doadores participarão da ação que visa, além de cooperar, conscientizar sobre a importância de ser um doador. Os interessados em participar devem entrar em contato com a Cerbranorte pelo número (48) 3658-2499, ou pela página no Facebook: facebook.com/cerbranorte.

Com informações do Jornal Notisul