Economia

Montadora chinesa poderá se instalar em Imbituba

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

Pense em uma empresa automobilística com um audacioso projeto de produzir 60 mil veículos por ano, com foco no mercado interno e com um investimento em torno de R$ 1 bilhão e geração de 1,2 mil empregos.

Esta realidade pode estar próxima da região. A área para a instalação da fábrica pode ser próxima ao Porto de Imbituba. E se realmente o negócio for fechado no Brasil, a montadora chinesa Geely será instalada em Santa Catarina. “Nos próximos 60 a 90 dias teremos uma posição oficial dos executivos da montadora. As chances são boas. Estamos atentos a esta possibilidade, mas são detalhes que devemos divulgar com responsabilidade, até para não criar expectativa na população”, informa o deputado José Nei Ascari (PSD).

Ele ainda salienta que não está certo que a empresa venha para o Brasil. “Nosso principal concorrente nacional é Itu, em São Paulo, mas há outros países também. As tratativas são constantes, existe um esforço muito grande do governador Raimundo Colombo (PSD) para trazer este empreendimento ao estado”, enfatiza.

Para o secretário de desenvolvimento regional em Laguna, Nazil Bento Júnior, com a possível vinda da Geely para Imbituba, toda a região tende a crescer economicamente. “Mais geração de vagas no mercado de trabalho e renda. É a oportunidade de colocar o estado em um patamar empresarial diferenciado”, destaca Nazil.

Segundo o Jornal Notisul, há um ano, os integrantes de uma comitiva catarinense, liderada pelo governador, participou de um almoço para tratar de negócios com os empresários chineses. “Destacamos o potencial da região, a facilidade da vinda de produtos pelo porto, a duplicação da BR-101, além de tantos outros positivos que encantaram os investidores”, enaltece Nazil.

Prefeito mantém a expectativa

O prefeito de Imbituba, Jaison Cardoso de Souza (PSDB), é cauteloso, porém, não perde as esperanças sobre a chegada de uma empresa multinacional na cidade. Na tarde de ontem, ele confirmou que ainda não tem novidades sobre a possível instalação da montadora chinesa Geely no estado. “Já tivemos tantas possibilidades que acabaram não se concretizando. É melhor esperarmos mais um pouco, sem gerar alarde. Antes de tudo, o primeiro passo é trabalhar bem e cumprir sempre com as nossas obrigações”, pondera Jaison.

Segundo o secretário de desenvolvimento econômico da prefeitura de Imbituba, Antônio Clésio Costa, se realmente for concretizado o negócio com a Geely será importante para a geração de emprego e no aumento de arrecadação do ICMS. “Pode gerar um acréscimo de 15 a 20% na economia local. Acredito que, pela previsão em fevereiro do próximo ano, já teremos uma posição oficial sobre isso”, constata Antônio Clésio.