Segurança

Morador de Morro da Fumaça mutila dois cães

Um dos animais corre risco de morte

Um crime cometido com dois cães de Morro da Fumaça provocou revolta nos moradores da cidade. Os animais tiveram os órgão genitais cortados por um morador do município. O crime aconteceu no último fim de semana e, conforme a moradora, Faby Sorato, um dos animais corre risco de morte.

“Um dos cães está bem, mas o outro ficou doente. Foi um absurdo o que aconteceu aqui. Quem fez isso terá que pagar pelo ato”, comenta a moradora que possui 22 cachorros que retirou das ruas.

Faby conta que procurou a promotoria da justiça, no Fórum de Urussanga, para prestar queixa do ato e comunicar uma manifestação que pretende fazer neste ou no próximo sábado, dia 1º. “Estamos organizando o protesto com os moradores. Se não fizermos neste sábado, pretendemos fazer no próximo”, frisa.

A promotora de justiça do Fórum de Urussanga,  Diana da Costa, afirma que o Ministério Público vai apurar os fatos. “Recebemos a denúncia de um suspeito. Agora vamos investigar. Caso comprovado, este tipo de crime pode resultar entre três meses até um ano de prisão, sendo que a pena aumenta se o animal morrer”, explica a promotora. 

Conforme reportou o Portal Engeplus, segundo constatações da Subcomissão de Direito dos Animais Subseção de Criciúma, repassadas por Organizações Não Governamentais (ONGs) atuantes na região, o número de casos de maus-tratos impressionam e merecem um tratamento diferenciado. “Na região temos o conhecimento que ele é muito alto. Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que negligenciam os direitos dos animais e tantas outras que desconhecem a responsabilidade que se deve ter sobre eles. Trabalhamos para que esse quadro mude e que consigamos dar uma vida digna para todos os animais”, pontua a presidente da subcomissão, Cristiane Fogliarini.