Geral

Moradores de Pescaria Brava são flagrados cobrando taxa de motoristas que utilizam a estrada

A alegação para a cobrança de pedágio pelos moradores é para arcar com os prejuízos devido ao fluxo dos veículos.

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Mesmo com a negativa da polícia que de não há cobrança irregular de pedágio em Pescaria Brava, na localidade de Bananal, as abordagens aos motoristas que ali trafegam foram comprovadas. Fotos tiradas por um condutor mostram o momento em que os moradores se aproximam dos veículos para solicitar a taxa. 

A denúncia da cobrança irregular aconteceu na sexta-feira, após motoristas procurarem a reportagem do jornal Diário do Sul para falar sobre o caso. A cobrança, que chega até R$ 5 por veículo, segundo os condutores, acontece em uma via pública com estrada de chão paralela à BR-101, próximo a Laguna. 

Nas imagens, aparecem moradores debaixo de um guarda-sol, enquanto outros ficam no meio da rua esperando para abordar os motoristas. “Como se não bastasse a BR-101, continuamos vendo cenas lamentáveis. Mulheres, homens e crianças pedindo ou ‘cobrando pedágios’ ao longo da rua. Só agora, pude passar por quatro pontos onde esses absurdos estão acontecendo. Não é tão absurdo, como é triste. Mães e pais, que neste sol obrigam crianças a pedirem dinheiro ao longo da rua, enfrentando os perigos de acidentes e de serem expostos ao trabalho infantil”, fala um motorista. 

A alegação para a cobrança de pedágio pelos moradores é para arcar com os prejuízos devido ao fluxo dos veículos. Outros alegam que o dinheiro será utilizado para o pagamento de caminhões-pipa que servem para molhar a rua. “Mais uma vez, torno a dizer que a manutenção, a partir do momento em que há cobranças de qualquer quantia, fica sob a responsabilidade total do cobrador, no caso, dessas pessoas”, desabafa o motorista.